Ao longo de quatro anos, os autores Gerald C. Kane, Anh Nguyen Phillips, Jonathan R. Copulsky e Garth R. Andrus pesquisaram mais de 16 mil empresários em todo o mundo sobre o impacto da disrupção digital em suas organizações. Os pesquisadores reuniram inúmeras ideias que podem ajudar a guiar qualquer empresa à “maturação digital”. Eles descobriram que a tecnologia apenas não impulsiona a digitalização. Em vez disso, o talento, a cultura, a adaptabilidade e a liderança de uma empresa são mais importantes. Os autores oferecem argumentos fortes, exemplos detalhados e conselhos sólidos, incluindo um alerta para que você não copie totalmente o caminho digital de outra empresa, mas adapte o processo de acordo com sua própria cultura singular.
A digitalização mudou profundamente o ambiente corporativo e vai certamente continuar a fazê-lo.
Quase 90% dos 16 mil empresários que participaram de uma pesquisa mundial concordaram que a digitalização vai mudar os seus negócios. Apesar desta certeza, a maioria acredita que suas empresas não foram capazes de responder adequadamente.
Os funcionários – em especial os talentos particularmente importantes – que entendem a ameaça de interrupção, mas acreditam que sua organização não está suficientemente preparada, podem acabar pedindo demissão. Isto significa que os líderes precisam agir depressa. Toda organização enfrenta mudanças imperativas. A disrupção digital deve afetar quase todos os setores, manifestando-se de várias formas: tecnologia móvel, IA, blockchain, realidade virtual, impressoras 3D, veículos autônomos e muito mais. As empresas devem atualizar as competências e vantagens que têm implementado para competir, ou as práticas de hoje vão se tornar os empecilhos de amanhã, permitindo o surgimento e triunfo de concorrentes mais ágeis.
Os líderes que esperam pela disrupção vão ter esperado demais. Os jornais impressos, por exemplo, costumavam obter...
Gerald C. Kane, PhD, ensina sistemas de informação no Boston College e é editor das revistas MIT Sloan Management Review e MIS Quarterly. Anh Nguyen Phillips, Jonathan Copulsky e Garth Andrus, PhD, são ou foram afiliados à Deloitte, empresa parceira nesta pesquisa.
Comente sobre este resumo