Navigation überspringen
A Linguagem Corporal nos Negócios
Livro

A Linguagem Corporal nos Negócios

Como decifrar os sinais

Palgrave Macmillan, 2010 Mehr

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

A linguagem corporal e outras formas de comportamento não verbais constituem o substrato de toda a comunicação. Tornar-se fluente como receptor e como emissor é uma habilidade importante nos negócios. Os autores Adrian Furnham e Evgeniya Petrova propõem-se a desmascarar alguns mitos divulgados sobre a linguagem corporal, particularmente o de que é possível aprender a ler as pessoas como se lê um livro. Eles examinam os diferentes aspectos da linguagem corporal, tais como a expressão facial, gestos, toque e contato visual. E também explicam como a linguagem corporal fornece sinais e, em algumas situações, pode enganar. Finalmente, eles indicam estratégias práticas para você usar na sua linguagem corporal e para decifrar os sinais dos outros. Furnham e Petrova alargam sua análise da comunicação não verbal para incluir outros assuntos, como o feng shui, falar em público e intimidação. Os entusiastas da linguagem corporal em busca de conhecimento mais profundo sobre ela acharão esta análise abrangente e criteriosa. Porém, aos menos interessados, a abordagem de tantas facetas deste tema poderá confundi-los. Contudo, a getAbstract considera que esta é uma leitura imprescindível para todos que querem melhorar suas habilidades pessoais ou aumentar a sua inteligência emocional.

Resumo

O que é a comunicação não verbal?

Uma definição alargada de comunicação não verbal inclui qualquer tipo de sinal enviado através dos sentidos ou de aspectos visuais como a vestimenta, aparência ou posse de determinados objetos. A linguagem corporal é um comportamento não verbal que transmite os sinais, de forma consciente ou inconsciente. A linguagem corporal pode ser sutil ou clara, ensaiada e controlada, ou espontânea e reveladora. Ela pode ser o meio ideal para comunicar e enfatizar uma mensagem. O comportamento não verbal (CNV) serve para:

  • Repetir, confirmar e enfatizar o que está sendo dito.
  • Complementar, modificar e aperfeiçoar as mensagens verbais.
  • Contradizer ou confundir mensagens verbais para mostrar ambivalência ou ocultar os motivos.
  • Substituir as palavras.
  • Sublinhar, acentuar, assinalar e moderar a linguagem.
  • Regular e coordenar a linguagem.

Quando as pessoas se comunicam verbalmente, elas usam a palavra falada ou escrita para transmitir as mensagens. Os sinais visuais incluem todos os sinais da CNV transmitidos durante as interações face a face, tais como a aparência, odor, idade, vestimenta e movimentação...

Sobre os autores

Adrian Furnham, professor de psicologia no University College de Londres, escreveu mais de 60 livros e artigos. Ele colabora com o Financial Times e a BBC. Evgeniya Petrova, psicóloga, pesquisadora, bailarina e acadêmica, ganhou vários prêmios literários russos.