As práticas comerciais éticas são vitais para proteger a reputação da sua empresa e, portanto, o seu sucesso. Neste guia prático, o advogado e ex-consultor da McKinsey Robert Zafft aplica a ética nos negócios às circunstâncias reais. Ele explora o que significa aprender e implementar o comportamento ético nos negócios, explica como os líderes organizacionais podem promover práticas honrosas com métodos de gestão sólidos e demonstra por que agir de forma ética apenas reforça os seus resultados financeiros.
Praticar o comportamento ético nos negócios vai além de anular a ganância corporativa.
Quando o CEO John Stumpf da Wells Fargo compareceu ao Senado dos Estados Unidos para prestar contas em relação aos 5.300 funcionários do seu banco que abriram contas falsas em nome de clientes, a sua cegueira quanto à reação pública negativa – juntamente com a sua atitude de perplexidade – foi surpreendente.
O excesso de foco na suposta ganância de um CEO pode levar as pessoas a ignorar verdades mais importantes, incluindo realidades da natureza humana e o fato de que as ações das pessoas sempre acontecem em um contexto. Os seres humanos lutam para justificar as suas ações, por mais imorais que sejam – e ninguém trabalha no vácuo. As pessoas operam dentro de empresas, rotinas procedimentais e culturas internas, e respondem a incentivos nestes contextos.
Quatro estruturas éticas principais orientam as práticas de negócios globais dos dias atuais.
A ética é um código de conduta pelo qual um grupo de pessoas interage. Quatro estruturas éticas tendem a orientar as práticas de negócios globais: “custo/benefício”, “regra de ouro”, “negociação às cegas” e “virtude”. O jogo...
Advogado e ex-consultor da McKinsey Company, Robert Zafft assessora empresas em negócios e investimentos transfronteiriços, governança e resolução de disputas. Ele leciona na Olin Business School, escola ligada à Washington University in St. Louis.
Comente sobre este resumo ou Diskussion beginnen