Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

A Marca da Vitória

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

A Marca da Vitória

A autobiografia do criador da Nike

Sextante,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Audio & Text

Was ist drin?

“Just do it” – Como o grupo Nike surgiu.


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Polêmico
  • Para Iniciantes
  • Inspirador

Recomendação

Quando Phil Knight começou a vender sapatos em 1962, a Adidas era a marca líder do mercado. Hoje a sua empresa Nike é a maior fabricante de artigos esportivos do mundo. O caminho ao topo é contado pelo próprio Phil Knight em sua autobiografia. Em sua retrospectiva, ele não evitou se expor e nem aos seus colegas em momentos dramáticos em suas práticas comerciais. Por muitas vezes esteve prestes a quebrar, mas conseguia se recuperar. Na descrição da formação e desenvolvimento da empresa, o leitor tem a oportunidade de conhecer o momento em que o Japão era quase irresistível na perspectiva da economia americana, com seus preços competitivos, e como a ascensão da China contribuiu para a emancipação da Nike em relação aos bancos e parceiros de negócios. A getAbstract recomenda este livro a todos os empresários como uma fonte de inspiração.

Resumo

A ideia de negócio de Phil Knight

Com 24 anos Phil Knight novamente morava com seus pais na sua terra natal em Portland. Antes ele estudou na Universidade de Oregon, cursou Master em ciências econômicas na Universidade de Stanford e prestou serviço militar. A sua distração favorita era correr – em um tempo em que correr não era um fenômeno de massa como é hoje. Knight era um bom corredor, mas não era um atleta de ponta. Entretanto, ele conhecia o cenário esportivo da Universidade e muitos treinadores.

Um dia em 1962 ele se questionou durante sua corrida, como ele deveria continuar seguindo na vida. Ele se lembrou de uma apresentação que teve na universidade de economia onde ele levantou a questão, se a indústria japonesa se recuperou rapidamente após a segunda guerra mundial, ele poderia fazer dos sapatos de corrida o mesmo sucesso que fizeram com a câmera fotográfica – e assim ter vantagem diante do concorrente alemão. Naquele tempo, a Adidas era a marca de artigos esportivos dominante.

Knight decidiu visitar as fábricas japonesas, especialmente a Onitsuka in Kobe, que escolheu para organizar a importação da sua marca de tênis “Tiger” para os EUA. A visita ao...

Sobre o autor

Phil Knight é fundador da empresa de calçados e sportwear Nike. De 1964 até 2004 foi o CEO da empresa. Desde então ele tem sido Presidente do Conselho de Administração do grupo.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem