Navigation überspringen
A Vantagem da Curiosidade
Livro

A Vantagem da Curiosidade

Laiki, 2020 Mehr

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Aplicável
  • Exemplos Práticos
  • Para Iniciantes

Recomendação

Muitos acreditam que a curiosidade é um traço inato, e não uma habilidade. Para piorar, parece ser algo difícil para os adultos se desenvolverem. Paul Ashcroft, Simon Brown e Garrick Jones rebatem esses pressupostos fornecendo estratégias acionáveis ​​com exemplos do mundo real. Eles explicam a importância crescente da curiosidade e do aprendizado e por que os líderes devem nutrir ambos. Os autores não oferecem um modelo passo a passo para uma mudança rápida; em vez disso, eles propõem conceitos práticos e viáveis ​​que fornecem resultados valiosos e de longo prazo.

Resumo

Nestes tempos voláteis, incertos, complexos e ambíguos (VUCA), as organizações devem nutrir, desenvolver e despertar a curiosidade.

Seja descobrindo algo específico – como o significado de uma palavra – ou aprendendo um novo idioma e a história das pessoas que o falam, ter curiosidade significa explorar, fazer perguntas, experimentar e vincular ideias, informações e conhecimento. Requer também muita ação.

Ser curioso é algo fundamental para a sobrevivência e o sucesso no mundo digital. Ela alimenta a colaboração, criatividade e inovação; promove relacionamentos mais fortes; incentiva a aprendizagem contínua e autogerida; potencializa a inteligência emocional; e torna os líderes mais inspiradores e eficazes.

A curiosidade está no cerne da realização humana, incluindo as ferramentas dos habitantes das cavernas e das sociedades complexas.

Uma atitude curiosa nasce da necessidade humana de compreender os problemas, solucionar mistérios e resolver incertezas. Ao contrário da sabedoria convencional, a maioria das pessoas anseia pela ambiguidade, mudança e novidade que acendem a curiosidade geradora de aprendizado. Ao vivenciar algo inesperado, as pessoas reconciliam...

Sobre os autores

Paul Ashcroft e Garrick Jones lideram a firma de consultoria em transformação digital Ludic Group, com sede em Londres, na Inglaterra. Simon Brown atua como Chief Learning Officer na sede suíça da Novartis.