Navigation überspringen


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Panorama Geral
  • Visionário
  • Exemplos Práticos

Recomendação

A depender de onde você viva, talvez o transporte ferroviário seja algo ultrapassado, relegado aos filmes de faroeste. Ou você pode considerar os trens a maneira mais eficiente de transportar um grande número de mercadorias e pessoas rapidamente por longas distâncias. Seja como for, você está certo. As ferrovias transformaram o mundo em 1800, e pode muito bem fazê-lo novamente no futuro próximo, mas apenas se as nações priorizarem o meio ambiente e a eficiência energética. Este relatório do Boston Consulting Group explica como.

Resumo

O transporte ferroviário é a melhor opção para reduzir emissões e custos globais de transporte, mas está perdendo espaço para caminhões e outros meios de transporte baseados em contêineres.

Uma grande parte das emissões globais vem do transporte de mercadorias e pessoas, portanto, qualquer tentativa séria de combater o aquecimento global terá que incluir meios de transporte mais eficientes em termos de consumo de energia. A tendência mundial é a do transporte intermodal baseado em contêineres, o que significa mais caminhões na estrada e menos transporte a granel por ferrovia. As pessoas também priorizam os seus carros, talvez em parte porque a pandemia do COVID-19 as afastou do transporte público. Isso é lamentável, já que o trem é um dos meios de transporte mais eficientes em termos energéticos.

O transporte ferroviário consome apenas 3% da energia utilizada no transporte, apesar de transportar cerca de 9% dos passageiros e 7% da carga. O transporte de uma pessoa em um carro consome cerca de quatro vezes mais emissões do que as viagens de trem, e o transporte...

Sobre os autores

Annika Zawadzki, Felix Reszewski, Mirko Pahl, Henning Schierholz, Dustin Burke, Bruno Vasconcellos Maeyce Toppan são profissionais do Boston Consulting Group.