Navigation überspringen
As Cinco Tentações de um Executivo
Livro

As Cinco Tentações de um Executivo

Uma Fábula de Liderança

Jossey-Bass, 1998 Mehr


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Bem-estruturado
  • Inspirador

Recomendação

Por que os CEOs falham? Segundo Patrick Lencioni, eles são vítimas de tentações comuns que os desviam de sua única responsabilidade verdadeira: produzir resultados. As tentações, como a tendência de enfocar o status da carreira em vez do desempenho corporativo, reduzem-se a fraquezas muito humanas. Você não aprenderá necessariamente quaisquer segredos de sucesso reais aqui, mas o lembrete de manter essas propensões perigosas em mente e sob controle será valioso para todos os executivos. Este livro recebeu ótimas críticas por sua poderosa simplicidade e prosa vívida, mas achamos que o volume estreito teria sido mais eficaz se fosse tornado ainda mais fino, cortando a fábula que enquadra o conselho do CEO. Mesmo assim, este livro é uma leitura rápida e fácil para CEOs ou para aqueles que ainda estão subindo na escada corporativa.

Resumo

Evite ser vítima de qualquer uma das cinco principais tentações de um CEO.

Andrew O'Brien está trabalhando até tarde em seu escritório de San Francisco. Ele está preocupado com uma reunião do conselho no dia seguinte, o primeiro aniversário de sua promoção a CEO. Ele anda ansioso porque está sendo responsabilizado pelos resultados completos do ano fiscal, que não foram particularmente bons.

Então, por volta da meia-noite, reclinado em sua poltrona e olhando pela janela em direção à Bay Bridge, Andrew adormece e sonha que a ponte está fechada, o que o obriga a pegar um trem para sua casa em Walnut Creek. Ao entrar a bordo, o trem parece completamente vazio, à exceção de um homem, que se aproxima e se apresenta como Charlie. O pai de Charlie foi oCEO de uma empresa. Charlie explica que seu pai achava que administrar uma empresa seria simples, independentemente do tipo de empresa. Ele atrai a atenção de Andrew com uma conversa sobre as cinco tentações de um CEO. Inicialmente Andrew hesita, porém gradualmente se vê disposto a ouvir.

Charlie começa enfatizando que a função de CEO deve ser conceitualmente simples. No entanto, se o CEO está falhando, geralmente é porque...

Sobre o autor

Patrick Lencioni é presidente do The Table Group, uma empresa de consultoria de gestão na baía de São Francisco. Além de trabalhar como coach executivo e consultor, ele escreveu diversos roteiros. Anteriormente, ele ocupou cargos importantes na Sybase e Oracle, e começou sua carreira na Bain & Company. Ele trabalhou com centenas de equipes executivas e CEOs.