Navigation überspringen
Ascensão e Queda de um Império Econômico
Livro

Ascensão e Queda de um Império Econômico

Lições para as Economias Aspirantes

Palgrave Macmillan, 2010 Mehr


Avaliação Editorial

6

Qualidades

  • Abrangente
  • Panorama Geral
  • Cativante

Recomendação

Os impérios econômicos, da mesma forma que os impérios políticos ou militares, tendem a semear a sua própria destruição assim que atingem o seu apogeu. A partir daí, a arrogância, as mudanças nos padrões de consumo, a alteração das expectativas sociais e, finalmente, a tomada do controle do motor financeiro por parte do governo, tudo serve como pressagio do declínio inevitável. É o que diz Colin Read, professor de economia na State University of New York, em seu manual ambicioso sobre os impérios econômicos. Ele oferece uma viagem completa e um tanto desordenada através da história econômica, ao mesmo tempo em que critica os problemas do império global. Apesar de denso e amplo, porém curto em termos de soluções, o texto do autor é uma introdução sólida para estudantes da história econômica. A getAbstract recomenda este livro principalmente para o público acadêmico que acredita que aqueles que ignoram a história estão condenados a repeti-la.

Ideias Fundamentais

  • O declínio dos impérios econômicos acontece quando estes se tornam dominantes demais e as suas falhas se tornam evidentes.
  • A tecnologia acelera o ritmo das mudanças; primeiro o Reino Unido, depois os EUA e em breve a China, representando a maior economia mundial no intervalo de 100 anos.
  • As primeiras economias de mercado iniciaram como sociedades agrárias há cerca de 23.000 anos atrás.

Sobre o autor

Colin Read é professor de economia da State University of New York College, em Plattsburgh, EUA.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem