Navigation überspringen
Checklist
Livro

Checklist

Como Fazer as Coisas Bem Feitas

Sextante, 2011 Mehr

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Alguns dos profissionais mais bem treinados e respeitados em todo o mundo confiam em checklists simples. Os grandes avanços no conhecimento científico têm sobrecarregado os profissionais em diversas áreas, a ponto de cometerem erros com regularidade, apesar de muitas vezes evitáveis. Atul Gawande, cirurgião sediado em Boston, narra como as suas pesquisas sobre as indústrias de aviação, construção e serviços financeiros ajudaram a Organização Mundial de Saúde a elaborar breves checklists de 19 itens que já salvaram inúmeras vidas em todo o mundo. Apesar de não ter sido concebido com um manual passo a passo, o livro de Gawande apresenta amostras de checklists, exemplos instrutivos e muita informação para quem deseja criar checklists que se ajustem ao seu trabalho e aos objetivos da sua organização. A getAbstract prescreve este relatório revelador a qualquer pessoa responsável por tarefas complexas ou a quem queira aplicar checklists nas suas vidas e, particularmente, aos leitores que pretendam em breve dar entrada em um hospital.

Resumo

O problema da complexidade extrema

Os seres humanos gostam de pensar que estão no controle completo do seu mundo, mas, na maior parte das vezes, eles precisam lidar com o fracasso. Essas derrotas decorrem, em parte, do que os filósofos Samuel Gorovitz e Alasdair MacIntyre chamam de “falibilidade inevitável”; ou seja, apesar dos avanços científicos, algumas demandas estão simplesmente além da capacidade humana. Nas áreas de grandes avanços, como construção de arranha-céus, previsões meteorológicas e cirurgias urgentes, até mesmo os especialistas devem reconhecer com humildade as limitações da sua formação de topo e dos anos de experiência.

As falhas baseadas nos erros ocorrem por duas razões principais: “a ignorância e a inépcia”. A ignorância decorre do fato de que as pessoas ainda têm muito a aprender sobre o mundo e como ele funciona. A inépcia ocorre quando o conhecimento existe, mas as pessoas não o aplicam corretamente. Por exemplo, na medicina, pesquisas têm proporcionado grandes conhecimentos sobre a saúde humana. A ciência avançou o suficiente, que a inépcia é atualmente um problema tão grande quanto a ignorância, ou seja, por vezes o problema é “a falta de...

Sobre o autor

Atul Gawande é cirurgião do Brigham and Women’s Hospital em Boston, e professor associado da Harvard Medical School.