Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Como as Grandes Coisas Deveriam Ser Feitas

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Como as Grandes Coisas Deveriam Ser Feitas

Cleaning up with Michael Liebreich,

5 Minuten Lesezeit
5 Take-aways
Audio & Text

Was ist drin?

Saiba por que os grandes projetos quase sempre saem dos trilhos – e como mantê-los no caminho certo.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral
  • Cativante

Recomendação

Neste episódio de Cleaning up, o apresentador Michael Liebreich entrevista o geógrafo econômico dinamarquês Bent Flyvbjerg sobre as implicações da transição líquida zero nas pesquisas de Flyvbjerg sobre gestão de megaprojetos. A conversa abrange os desafios da gestão de projetos grandes e complexos, heurísticas para reduzir riscos e insights sobre a plausibilidade de tecnologias específicas de energia renovável.

Resumo

Grandes projetos ultrapassam o orçamento e o cronograma em aproximadamente 90% das vezes.

A grande maioria dos grandes projetos excede as estimativas de tempo e orçamento, ao mesmo tempo que apresenta resultados insuficientes – esta é a “lei de ferro” da gestão de projetos. Segundo uma base de dados de mais de 16 mil grandes projetos, apenas 9% cumprem o orçamento e o prazo. Se somarmos os critérios para o cumprimento dos benefícios prometidos, o percentual cai para 0,5% – um em 200.

Muitos projetos se tornam inclusive “cisnes negros”, com desempenho não apenas fraco, mas excepcionalmente fraco. Para estes projetos, os custos reais podem superar – e muito – os orçamentos previstos. Muitos enfrentam altos níveis de atrasos e deficiências significativas em termos de benefícios.

As causas profundas dos maus resultados dos projetos residem na psicologia e na dinâmica do poder.

As razões subjacentes à lei de ferro decorrem da psicologia humana – especificamente, dos vieses cognitivos – e da disputa pelo poder relacionada ao financiamento e posicionamento de grandes projetos. Os vieses cognitivos incluem o excesso de confiança...

Sobre o Palestrante

Bent Flyvbjerg, geógrafo econômico dinamarquês, é autor de diversas publicações sobre gestão de megaprojetos, incluindo How Big Things Get Done. Michael Liebreich atuou durante décadas na área de energia e financiamento climático como capitalista de risco, empresário e executivo.


Comente sobre este resumo