Navigation überspringen
Essencialismo
Livro

Essencialismo

A disciplinada busca por menos

Sextante, 2015 Mehr


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Revelador
  • Para Iniciantes

Recomendação

Greg McKeown tem uma proposta simples para o leitor: E se deixássemos de fazer mais para fazer melhor? Com essa ideia, Greg nos mostra o caminho do essencialista, um indivíduo que tem a disciplina de escolher o que irá lhe consumir tempo e energia e cria uma rotina para eliminar aqueles compromissos que não levam a lugar algum. O autor conta histórias de executivos de sucesso que escolheram fazer menos para fazer com qualidade e assim alcançam mais produtividade, dormem bem e tem tempo para a família. Porém atenção! Ser essencialista significa dizer “não” para o que a maioria diz ‘sim’ e ter a ousadia de decepcionar algumas pessoas temporariamente. O livro traz diagramas simples, frases destacadas e tem um texto leve com capítulos curtos de fácil leitura. A getAbstract sugere este livro para todos os que estão em busca de uma vida mais equilibrada e sentem que estão muito ocupados, mas não estão construindo nada de verdade.

Resumo

Proposta do essencialismo

Quando a empresa em que Sam Elliot trabalhava foi comprada por um grupo maior, ele se viu sobrecarregado. Acabou dizendo sim demais, e por isso decepcionou-se ao ver seu desempenho caindo. A empresa chegou a lhe oferecer aposentadoria antecipada. Quando ele buscou ajuda de um coach o conselho foi interessante: não saia da empresa, fique, mas procure fazer apenas o que achar necessário e ignore o resto. A partir daquele conselho curioso Sam passou a analisar os pedidos que recebia de forma mais crítica se perguntando sempre: “Será que consigo atender a esse pedido com o tempo e os recursos de que disponho?” Ao dizer “não” foi percebendo, para sua surpresa, que com o tempo as pessoas passaram a respeitar a sua decisão. Sua atitude aparentemente individualista criou espaço para que ele se tornasse mais criativo e conseguisse concentrar seus esforços em um projeto por vez.

Seu empenho em manter o que era importante lhe deu nova capacidade de planejar com calma, e ao invés de avançar somente um pouquinho em várias direções, ele deu um grande impulso para seu alvo principal. Para sua surpresa, além de melhorar no trabalho ainda conseguia...

Sobre o autor

Greg McKeown é escritor e palestrante. Ele é um dos idealizadores do curso Projetando a Vida Essencialmente, em Stanford. Greg é também blogueiro na Harvard Business Review.


Comente sobre este resumo ou Diskussion beginnen

  • Avatar
  • Avatar
    J. O. 4 anos atrás
    A parte de mudar o que é um conceito renomado é incrível.
  • Avatar
    R. P. 5 anos atrás
    Muito legal as três partes para deixar um habito: a deixa, a rotina e a recompensa!!
  • Avatar
    J. T. 8 anos atrás
    Magnífico! A coisa mais difícil na vida é se manter focado no agora, ou estamos pensando no que passou, ou estamos preocupados com o que virá... muito bom esse resumo! A partir de agora eu vou tentar ser uma pessoa essencialista todos os dias. Obrigada