A liderança colaborativa enfatiza a ajuda aos outros. Ela se baseia no conhecimento de si mesmo e na construção de relações duradouras. Segundo Karen e Henry Kimsey-House, a liderança colaborativa relaciona os aspectos interdependentes, comunitários e sensíveis da vida, com as ações de cada indivíduo. Seu modelo estabelece cinco dimensões da gestão e liderança para ajudar você a abordá-las de forma humana e baseada em valores.
Liderança colaborativa significa união, harmonia, e compreensão de si mesmo e dos outros.
A liderança colaborativa considera cada pessoa como completa e conectada com os outros. Ela reconhece as capacidades inatas das pessoas, como a capacidade de inovar e superar desafios. A maioria das pessoas precisa combater as crenças que abalam a sua confiança e capacidade de liderança. Como todas as pessoas têm talentos intrínsecos, você pode propiciar que elas expressem as suas verdadeiras habilidades.
A abordagem colaborativa da vida realça a sua premência, fluidez e variabilidade. Ela exige que você foque o presente e ignore o passado e o futuro. Analise as características das pessoas e não as classifique apenas: os seres humanos são complexos, e têm contradições internas. Ajude os outros a mudar e não tente controlar a sua evolução.
Aproveite a mudança para aprimorar o seu autoconhecimento e crescimento pessoal, e para incentivar o desenvolvimento dos outros. Desenvolva sua autoconsciência ao superar os desafios da vida.
A liderança colaborativa tem cinco dimensões essenciais:
Autoliderança colaborativa — Lidere, aceite e capacite a si mesmo.
Karen e Henry Kimsey-House cofundaram o Co-Active Training Institute, em 1992. Atualmente, ele influencia milhares de pessoas em todo o mundo.
Comente sobre este resumo ou Diskussion beginnen