Navigation überspringen
Não É Complicado
Livro

Não É Complicado

A arte e a ciência da complexidade nos negócios

University of Toronto Press, 2017 Mehr

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Abrangente
  • Inovativo
  • Bem-estruturado

Recomendação

Recorrendo ao pensamento sistêmico, o professor Rick Nason encoraja você a distinguir entre problemas simples, complicados e complexos. Ele explica os falsos axiomas de negócios e apresenta sete paradigmas de mudança atuais para ajudar você a compreender como cada tipo de problema requer uma abordagem específica. Nason baseia-se na teoria econômica, gestão científica e pesquisa comportamental para apresentar uma perspectiva alargada sobre a resolução de problemas. Por vezes, você pode se sentir perdido nesta abordagem bastante complicada – ou complexa? Mas Nason cita exemplos do mundo dos negócios – recentes ou históricos – para ajudar você a estabelecer as ligações. A getAbstract recomenda a sua visão de como dominar o paradigma do pensamento complexo a empresários e gerentes, que por vezes sentem dificuldades na resolução de problemas difíceis com os métodos antigos.

Resumo

Introdução aos sistemas e à complexidade

Você pode aplicar o pensamento sistêmico a muitas áreas, tais como as ciências naturais e engenharia, para descrever como as coisas funcionam e como executar tarefas. Contudo, o pensamento sistêmico é menos conhecido no mundo dos negócios. Em todas as áreas, o pensamento sistêmico distingue entre três tipos de tarefas:

  • Uma tarefa simples – Fazer café é uma tarefa simples porque é clara, não requer muito treinamento e é fácil de verificar se você obteve o resultado certo.
  • Uma tarefa complicada – Preparar demonstrações contábeis é complicado porque requer que você seja um especialista que domina as regras financeiras. Seguir exatamente estas regras produz um resultado bem definido. Você pode obter o mesmo resultado ao dar a tarefa a um outro contador.
  • Uma tarefa complexa – Fazer uma apresentação de vendas é diferente de fazer café ou preparar demonstrações contábeis porque não há um caminho predefinido e linear para ter sucesso. Cada reunião de vendas é única; os resultados dependem da interação positiva entre você e o cliente. Você pode ensaiar para a reunião, mas sua intuição será o mais importante fator...

Sobre o autor

Rick Nason é professor associado de finanças da Rowe School of Business, na Universidade de Dalhousie, Nova Escócia.


Mais deste tópico