Navigation überspringen
O Que Funciona de Verdade
Livro

O Que Funciona de Verdade

Planejando a igualdade de gênero

Belknap Press, 2016 Mehr


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral
  • Exemplos Práticos

Recomendação

A professora de Harvard Iris Bohnet procura determinar “o que funciona” quando se trata de ampliar a igualdade de gênero. Nessa busca, ela oferece uma análise focada e meticulosa dos esforços para mudar o comportamento humano visando promover a inclusão e a prática ética. Bohnet analisa pesquisas, estudos de laboratório, ações corporativas, metaestudos e as leis em uma ampla gama de disciplinas: política, negócios, ciências sociais, estudos de gênero e muito mais. A sua narrativa é sempre envolvente e prática, e Bohnet se mostra excepcionalmente honesta ao afirmar categoricamente que muitos programas bem-planejados foram ineficazes. Este posicionamento evidencia o seu compromisso ético e torna suas conclusões mais persuasivas. A getAbstract recomenda os insights da autora a qualquer pessoa interessada em pensar com clareza à luz das ciências sociais e fomentar uma sociedade mais inclusiva.

Resumo

O papel do “design comportamental”

Em 1970, apenas 5% dos músicos nas cinco melhores orquestras americanas eram mulheres. Hoje são mais de 35%. Isso não aconteceu por acaso. Seguindo o exemplo da Orquestra Sinfônica de Boston, as orquestras passaram a adotar as audições cegas, nas quais os juízes escutam os músicos tocarem, mas não os veem. Os diretores sempre acreditaram que o mais importante era a habilidade de um músico, mas o preconceito “inconsciente” os levava a selecionar mais homens do que mulheres. As audições cegas têm mudado este cenário.

O aumento da igualdade de gênero traz benefícios para a sociedade. Por exemplo, a igualdade expande o pool de talentos: imagine quantos músicos excelentes deixaram de ser contratados antes do advento das audições cegas. Quando as sociedades excluem as mulheres da força de trabalho, a renda per capita cai 40%. No entanto, alguns esforços para aumentar a diversidade falharam ou tiveram efeitos negativos. Descobrir o que funciona requer experimentação.

Viés inconsciente

O viés inconsciente é onipresente e difícil de ser desaprendido; ele distorce o pensamento e percepções das pessoas. As pessoas...

Sobre a autora

A professora suíça Iris Bohnet, PhD, atua na área de economia comportamental na Universidade de Harvard. Ela é diretora do Women and Public Policy Program e presidente do Behavioral Insights Group, iniciativa ligada à Kennedy School of Government.