Navigation überspringen
Passando a Tocha
Livro

Passando a Tocha

Um guia para implementar um plano de sucessão nas organizações

ATD, 2015 Mehr


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Muitas empresas não conseguem se planejar para a saída de executivos e funcionários cruciais. Sem um plano de sucessão formal, os líderes de qualquer organização com mais de algumas centenas de funcionários não conseguem mais rastrear todos os colaboradores essenciais para a execução do negócio, muito menos quando eles pedem para sair ou quando seja necessário substituí-los. Neste trabalho, você vai encontrar tudo que você precisa para executar um plano de sucessão eficaz, incluindo modelos, gráficos, planilhas e orientações das melhores práticas. As consultoras em desenvolvimento de talentos Wanda Piña-Ramirez e Norma Dávila apresentam um conteúdo orientado à ação que vai levar você a preparar os argumentos para a aprovação do plano de sucessão, montar uma equipe de projeto, criar e executar o plano e mensurar os resultados. Embora este manual não seja para as pequenas empresas, a getAbstract recomenda os conselhos e técnicas das autoras a CEOs, gestores de RH, diretores de T&D e todos os líderes de organizações de médio ou grande porte que devam se planejar para a eventual saída de talentos cruciais.

Resumo

Planejando a sucessão

Um plano de sucessão oferece uma estratégia para a substituição de colaboradores ou executivos essenciais, no caso de uma saída antecipada ou inesperada. O plano de sucessão é um componente crítico da sua estratégia. Um plano de sucessão envolve o desenvolvimento de talentos para uma possível promoção, porém sem garantir a ninguém um cargo específico. O plano de sucessão exige tempo e recursos. Contudo o risco de não se preparar para tal inclui custos significativos e a eventual perda de oportunidades de negócios.

O planejamento de sucessão é mais do que preencher postos de trabalho vitais. Ele exige que você avalie continuamente as necessidades da sua organização em termos de talentos, considerando as habilidades e competências necessárias, tanto as atuais como as futuras. O plano de sucessão fornece aos executivos seniores uma estrutura formal de mentoreamento. Um plano de sucessão obriga também os gestores e líderes a desenvolverem o pessoal para funções futuras, ampliando a capacidade organizacional de forma proativa.

O plano de sucessão é diferente do “plano de substituição”. Os planos de substituição identificam as pessoas para funções...

Sobre os autores

Wanda Piña-Ramirez e Norma Dávila dirigem a Human Factor Consulting Group, em Porto Rico. Ambas foram ex-presidentes de um núcleo da ATD.