Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Previsivelmente Irracional

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Previsivelmente Irracional

Como as situações do dia-a-dia influenciam as nossas decisões

Elsevier Editora,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Text verfügbar

Was ist drin?

Uma apresentação reveladora sobre a tomada de decisão com base em histórias e insights de experiências realizadas no âmbito da economia comportamental.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Este é certamente um dos melhores livros da década sobre tomada de decisão, economia, psicologia e comportamento, isso porque toca todos esses tópicos. O autor Dan Ariely é um acadêmico distinto, mas seu estilo é tão claro, acessível e simples que ele não parece fazer parte do mundo acadêmico. Embora o autor relate inúmeros experimentos e descobertas, ele não oprime o leitor com minúcias técnicas ou jargões. Além disso, faz uma conexão clara com a vida do leitor diante de cada relato. O livro é eminentemente prático e se estende para além dos limites até mesmo das várias ciências abordadas. Por vezes, é possível identificar no texto sinais de temas relacionados à espiritualidade e filosofia. A getAbstract acredita que a leitura deste livro pode ajudar as pessoas a tomarem decisões mais conscientes. Não importa o escopo dessas decisões: seja criar uma estratégia corporativa ou ainda definir a melhor data para um evento; ou quem sabe escolher o refrigerante ideal para o almoço.

Resumo

Lições sobre irracionalidade

O autor Dan Ariely tinha 18 anos quando uma explosão lhe causou queimaduras tão graves que precisou ficar internado em um hospital por três anos. Longe de amigos e rotinas normais, ele passou a observar e refletir sobre o comportamento: o seu próprio e o dos outros. Ele sentia dores terríveis devido às queimaduras e à terapia. Ele tomava banhos diários de desinfetante e as enfermeiras precisavam arrancar as suas ataduras o mais rápido possível. Ele sentia que a dor era menor quando as ataduras eram retiradas lentamente. As enfermeiras insistiam que não havia diferença. Depois que saiu do hospital, ele realizou uma pesquisa na Universidade de Tel Aviv para comprovar com sucesso o seu ponto de vista. A sua pesquisa o levou a estudar pelo resto da sua vida a razão pela qual as pessoas julgam mal as ramificações do seu comportamento e insistem em fazer coisas irracionais. A teoria econômica tradicional focava naquilo que as pessoas deveriam fazer e partia do princípio de que todos somos fundamentalmente racionais. A economia comportamental examina o que as pessoas fazem na verdade; através dos seus trabalhos acadêmicos, ele identificou a profundidade...

Sobre o autor

Dan Ariely é professor de economia comportamental na Duke University, com passagens pela Fuqua School of Business, pelo Centro de Neurociência Cognitiva e pelo Departamento de Economia. Ele também é professor visitante no Media Lab do MIT.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico