Navigation überspringen
Raros
Livro

Raros

A corrida pelos metais mais escassos da Terra

Prometheus Books, 2015 Mehr

Leia offline

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

A maior parte dos produtos de alta tecnologia contém circuitos e chips feitos de metais raros. A maioria das pessoas nunca ouviu falar desses metais, mas a tecnologia moderna depende deles. Este livro muito informativo de Keith Veronese sobre as diversas utilizações dos metais raros, incluindo o seu impacto político, militar, geológico e econômico, aborda um aspecto fascinante do futuro da tecnologia. Veronese inclui muitos fatos pouco conhecidos sobre geologia, topografia e metais raros, inclusive a sua utilização como veneno e medicação. A getAbstract recomenda esta exposição bastante incomum a geólogos amadores, estrategistas da indústria de alta tecnologia, investidores, empresários e aficionados por ciências.

Resumo

Metais escassos

Os seres humanos têm utilizado metais de uma forma ou de outra por mais de 6.000 anos. Alguns metais são menos comuns do que outros, mas todos eles compartilham certas características. Os metais são condutores eficientes de elétrons, por isso são bons condutores de eletricidade e calor. Os metais são fáceis de moldar e, exceto o ferro, eles não se deterioram quando expostos às forças naturais. Muitos metais são abundantes, embora seja difícil estimar a quantidade exata de um determinado metal na Terra.

As estimativas são menos confiáveis quando expressam a quantidade de qualquer metal, no caso dos metais preciosos, como em “partes por” milhões ou bilhões, porque tais expressões não oferecem pontos de referência comparativos. Por exemplo, a prata está presente em 20 partes por bilhão, o que significa que de cada bilhão de átomos na Terra, 20 são de prata. Em contrapartida, a platina está presente na crosta da Terra em quatro partes por bilhão: assim, quatro em um bilhão de átomos amostrados serão de platina. Se você derretesse toda a platina extraída da Terra desde meados dos anos 1980, não encheria uma piscina média. O promécio, por outro lado, é ainda...

Sobre o autor

Keith Veronese escreve para a Gawker Media, especialmente para o seu website voltado às ciências, o io9.com. Ele também escreveu Plugged In: Comics Professionals Working in the Video Games Industry.


Comente sobre este resumo