Join getAbstract to access the summary!

A Base para o Novo

Join getAbstract to access the summary!

A Base para o Novo

Quatro grandes ideias e como elas conceberam o mundo moderno

Princeton UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Adam Smith e outros pensadores do Iluminismo são os arquitetos do mundo moderno.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Abrangente
  • Inovativo
  • Baseado na Ciência

Recomendação

Os professores Scott L. Montgomery e Daniel Chirot da Universidade de Washington traçam as raízes das filosofias políticas e econômicas do mundo moderno. Eles analisam as teorias capitalistas de Adam Smith, as críticas ao capitalismo de Karl Marx, as teorias evolutivas de Charles Darwin e o modelo da democracia moderna forjada por Thomas Jefferson e Alexander Hamilton. Eles discutem os movimentos reacionários – incluindo o fascismo e o fundamentalismo religioso – que lutaram para suprimir os ideais iluministas. Os autores apresentam este material complexo em um ritmo acelerado e sintetizando com habilidade centenas de anos de pensamento ocidental. Embora sempre politicamente neutra, a getAbstract recomenda o cativante e amplo panorama cultural dos autores a decisores políticos, executivos de desenvolvimento internacional, planejadores econômicos, funcionários de ONGs e professores ou estudantes de história, economia ou política.

Resumo

O poder das ideias

Uma ideia pode mudar o mundo. A teoria da economia ou um novo modelo de biologia pode inflamar paixões e agitar as forças que levam a eventos históricos épicos. Palavras riscadas no papel em um século podem desencadear a guerra e a revolução no outro, ou podem gerar avanços tecnológicos surpreendentes ou níveis sem precedentes de prosperidade. Muitas das características e eventos da era moderna têm suas raízes nas ideias de intelectuais que viveram nos séculos XVII, XVIII e XIX. Quatro ideias se mostraram particularmente significativas:

  1. Mercado livre – Em A Riqueza das Nações, o economista do século XVIII Adam Smith analisou como os mercados funcionam e delineou os contornos do capitalismo moderno.
  2. Utopia comunista – A crítica do século XIX, de Karl Marx sobre o capitalismo abriu o caminho para as revoluções comunistas do século XX.
  3. Evolução e seleção natural – O livro de 1859 de Charles Darwin, A Origem das Espécies, ofereceu uma alternativa secular para as interpretações religiosas tradicionais do mundo natural e do lugar da humanidade no planeta.

Sobre os autores

Scott L. Montgomery ensina na Escola Jackson de Estudos Internacionais da Universidade de Washington, onde Daniel Chirot é professor de estudos russos e euro-asiáticos. Chirot, cujos livros incluem Why Not Kill Them All: The Logic and Prevent of Mass Political Murder, é editor fundador da revista East European Politics and Societies. Outros livros de Montgomery incluem Does Science Need a Global Language? e English and the Future of Research.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados