Skip navigation
A Cauda Longa
Livro

A Cauda Longa

Do mercado de massa para o mercado de nicho

Elsevier Editora, 2006 more...


Avaliação Editorial

10

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

O mundo moderno dos mercados virtuais lhe faz sentir como Rip Van Winkle, que acordou de um cochilo de 20 anos e encontrou uma sociedade transformada? O autor Chris Anderson dá um toque de despertar. Com fatos concretos, gráficos, números e visão futurista, Anderson decodifica os mistérios do marketing digital, com base no comércio na Internet e outras realidades da Nova Era econômica. Através de cálculos, feedback de clientes e extensa pesquisa, o autor oferece mais do que estatísticas para provar seu ponto de vista: o varejo online tem um longo alcance em mercados de nicho. Isto dá longevidade a produtos que as lojas com espaço limitado de prateleira não podem igualar. Anderson explica com propriedade o declínio nas vendas de bilheteria e o aumento de empresas de nicho, como Netflix e iTunes. Apesar de algumas redundâncias (as explicações são muito detalhadas), o texto é escrito com estilo, sagacidade, e experiência. A getAbstract o recomenda para luditas, empresários da velha guarda, profissionais do entretenimento ou varejo e comerciantes com base na Internet (embora estes talvez já saibam onde a cauda pode chegar).

Resumo

Antes e agora

Vamos viajar no tempo para as décadas de 1970 e 1980. Os mega sucessos de Michael Jackson e dos Eagles dominavam o cenário musical. Máquinas corporativas de sucesso dominavam uma pequena lista de programas de televisão, filmes e artistas de topo. E no mundo dominado por hits de sucesso, os mega sucessos eram os deuses dos lucros. Não é mais assim. Voltemos para era da Internet. A banda larga da TV a cabo, dos DVDs, da Web, dos vídeo games, iPods, blogs e trilhas sonoras personalizadas substituíram a banda estreita e antiquada das redes de rádio e televisão. Bem-vindo à Nova Ordem, onde os produtos de nicho superam os antigos guardiões da preferência popular e os megabytes substituem as mega-construções.

Cabeças e caudas

A “Cauda Longa”, um eixo online extenso de produtos menores, especializados e de baixo volume, está sacudindo as bases dos grandes fornecedores de notícias, música, literatura e cinema. Ela está invadindo e alterando muitos mercados de varejo. A tecnologia de varejo orientada à Internet alterou os fundamentos do equilíbrio do poder do marketing. Varejistas de grande porte estão sendo ameaçados pela Cauda Longa e “cyber...

Sobre o autor

Chris Anderson é editor da Wired, revista que recebeu cinco indicações ao National Magazine Award. Em 2005, foi nomeado editor do ano pela Advertising Age. Trabalhou anteriormente nas revistas The Economist e Nature and Science.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados