Skip navigation
A Competição É para Perdedores
Vídeo

A Competição É para Perdedores



Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Revelador
  • Exemplos Práticos

Recomendação

Investidor e empreendedor bilionário, Peter Thiel esboça sua visão nada convencional sobre a concorrência e os monopólios em uma apresentação de uma hora na Universidade de Stanford em 2017. O cofundador do PayPal e Palantir desmistifica as crenças sobre a importância da concorrência e defende que os empresários podem sim construir monopólios lucrativos e duráveis.

Resumo

Em vez de tentarem vencer por meio da competição, os fundadores de novas empresas deveriam construir monopólios.

A cultura americana valoriza os concorrentes e exalta a competição, mas a concorrência feroz não serve às empresas; em vez disso, ela drena os seus recursos. Para exemplificar, as ferrovias que ajudaram a construir a América criaram um valor enorme, mas a maioria delas faliu como resultado da competição excessiva. Por sua vez, os monopólios resultam em maior estabilidade e mais capital do que a concorrência. O monopólio baseado na inovação criativa reflete o valor da criação. A indústria de tecnologia americana obteve enorme sucesso financeiro porque produziu muitos negócios monopolistas, que geraram enormes dividendos.

Uma atração psicológica leva as pessoas a optarem pela concorrência: se muitas pessoas estão fazendo algo, competir parece ser a decisão válida. E correm para concorrer e vencer apenas pela competição em si, deixando escapar qualquer valor resultante deste esforço. As pessoas devem trabalhar para superar a sua compulsão de imitar e, em vez disso, criar algo novo e único.

O valor comercial surge da produção de valor que beneficia a ...

Sobre o Palestrante

O empresário e capitalista de risco Peter Thiel foi cofundador das empresas PayPal, Palantir Technologies e Founders Fund, sendo um dos primeiros investidores no Facebook.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem