Skip navigation
A Inovação de Processos Focada no Cliente
Livro

A Inovação de Processos Focada no Cliente

Vinculando a estratégia à execução

McGraw-Hill, 2015 more...

Compre o livro


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • AplicĂĄvel

Recomendação

Por que tantas empresas estabelecidas nĂŁo se adaptam Ă  evolução dos mercados? O consultor David Hamme lança a culpa sobre a estrutura corporativa convencional. Em uma organização hierĂĄrquica, ele argumenta, os funcionĂĄrios se esforçam para satisfazer a gestĂŁo ao invĂ©s dos clientes. Esta estrutura particiona os processos entre os departamentos, deixando o fluxo de trabalho vulnerĂĄvel Ă  falta de comunicação, prioridades conflitantes e guerras territoriais. Hamme pede que se ponha abaixo toda a estrutura, organize-a em torno de processos e nĂŁo de cargos e permita que os clientes definam a direção da empresa, nĂŁo os executivos. Ao invĂ©s de utilizar uma abordagem de linha de montagem de operaçÔes, faça com que cada gestor se aproprie de um processo, guiando-o desde a concepção atĂ© a entrega. Hamme oferece muitas ideias fascinantes, mas assim como outros autores de teoria da gestĂŁo, ele acaba obscurecendo os seus pontos mais incisivos com uma linguagem complicada. Os leitores tambĂ©m podem sentir falta de exemplos mais concretos de como um gestor deve guiar um processo por todos os departamentos. No entanto, dado o grande mĂ©rito dos seus conceitos, a getAbstract recomenda este guia Ăștil de Hamme a lĂ­deres de empresas, investidores e empresĂĄrios que procuram impulsionar a agilidade e a capacidade de resposta das suas organizaçÔes.

Resumo

Inovação contínua

É muito difĂ­cil se manter competitivo. Basta perguntar a empresas como Circuit City, Lehman Brothers, Borders ou Continental Airlines. Essas empresas outrora veneradas falharam porque nĂŁo conseguiram se adaptar Ă s mudanças do mercado, Ă s inovaçÔes tecnolĂłgicas ou Ă s novas preferĂȘncias dos clientes.

Para manter-se no topo, as organizaçÔes devem inovar constantemente. No entanto, uma vez que a maior parte das empresas deixa para trĂĄs a sua fase empreendedora, elas se enrijecem devido Ă s burocracias hierĂĄrquicas que sufocam a inovação e a competitividade. Os executivos de topo acabam perdendo o contato com os clientes e com as operaçÔes do dia a dia. Os departamentos se segmentam em silos que podem criar motivaçÔes e objetivos conflitantes. Como resultado, boa parte das iniciativas de melhoria tem pouco impacto. A solução mais eficaz Ă© a de descartar completamente a cadeia de comando do estilo militar e adotar uma “abordagem orientada aos processos”. Nesta estrutura, organize o pessoal de acordo com a relação de cada um com o processo, nĂŁo por suas posiçÔes ou departamentos. Ao invĂ©s de utilizar uma abordagem de linha de montagem, onde cada unidade est...

Sobre o autor

David Hamme, ex-consultor de gestĂŁo da Ernst & Young e The North Highland Company, fundou a Ephesus Consulting na Carolina do Norte, EUA.


Comente sobre este resumo

Mais deste tĂłpico