Join getAbstract to access the summary!

A Lógica do Consumo

Join getAbstract to access the summary!

A Lógica do Consumo

Verdades e mentiras sobre por que compramos

HarperCollins Brasil,

15 min read
7 take-aways
Audio & text

What's inside?

Por que você compra o que compra? Provavelmente não pelos motivos que você supõe.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Aplicável
  • Revelador
  • Cativante

Recomendação

Este livro divertido, útil e por vezes assustador demonstra que o autor Martin Lindstrom é ao mesmo tempo grande conhecedor das práticas de marketing e profundamente envolvido em pesquisas acadêmicas sobre neuromarketing. Como resultado, ele pode discutir os resultados dos estudos mais recentes envolvendo varreduras cerebrais, medidas de atenção e memória – e explicar como elas se relacionam com vendas e compras. Este livro poderia ter o dobro do tamanho e ainda assim ser hipnótico; a sua principal fraqueza é que Lindstrom apresenta inúmeros estudos fascinantes, dando a cada um apenas algumas páginas. No entanto, se você é responsável por vendas e marketing e precisa tomar decisões acertadas, este livro não pode faltar na sua biblioteca.

Resumo

Associações subconscientes, emocionais e irracionais orientam as escolhas das pessoas – incluindo as suas decisões de compra.

Todos os dias você vê, ouve, lê e às vezes sente o cheiro de inúmeras mensagens que tentam convencer você a comprar – mas que logo são esquecidas. Essas mensagens foram elaboradas para influenciar o seu comportamento. Por que elas não funcionam? E por que algumas mensagens aderem melhor do que outras? Perguntar diretamente às pessoas não ajuda, porque elas realmente não sabem. Elas podem tentar oferecer explicações conscientes para as suas decisões de compra, mas, na realidade, elas são orientadas por um conjunto complexo de pensamentos e sentimentos subconscientes.

Durante muito tempo, os investigadores que buscavam explicar e influenciar o comportamento do consumidor se limitaram a métodos de estudo “qualitativos e quantitativos”. Agora, o “neuromarketing”, que utiliza exames cerebrais, oferece a nova possibilidade de aprender o que realmente está acontecendo na cabeça das pessoas e por que elas agem de determinada maneira. Alguns temem que esta abordagem ameace a liberdade individual; outros a enxergam apenas como mais uma ferramenta que, ...

Sobre o autor

Em 2009, a revista Time nomeou Martin Lindstrom uma das pessoas mais influentes do mundo. Ele é consultor de altos executivos de empresas Fortune 100 e foi destaque no The Wall Street Journal, Newsweek, The Economist, The New York Times, The Washington Post, entre muitos outros. O The Wall Street Journal aclamou o seu livro anterior, Brandsense, como um dos cinco melhores livros de marketing já publicados.


Comente sobre este resumo