Join getAbstract to access the summary!

A Organização Sem Medo

Join getAbstract to access the summary!

A Organização Sem Medo

Criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, inovação e crescimento

Wiley,

15 min read
7 take-aways
Text available

What's inside?

A especialista em liderança Amy Edmondson explora a censura no local de trabalho e revela suas consequências. 

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Aplicável
  • Importante

Recomendação

A especialista em liderança Amy Edmondson define uma organização destemida como aquela em que as pessoas se sentem psicologicamente seguras – desfrutando de proteção contra o ridículo ou de penalidades quando compartilham suas ideias, feedback e críticas construtivas. As empresas que criam esta atmosfera se beneficiam de ideias melhores, funcionários que se arriscam mais, maior aprendizado e menos decisões desastrosas. Sem segurança psicológica, os funcionários não compartilham ideias e opiniões por medo de parecerem tolos, ofender os demais, prejudicar relacionamentos ou perder o emprego. A análise profunda de Edmondson sobre as repercussões danosas da autocensura é uma adição valiosa para os estudos sobre liderança, envolvimento de funcionários e RH. Ao aplicar as ações que a autora recomenda, os líderes podem melhorar substancialmente suas equipes, setores e organizações, bem como a vida como um todo do seu pessoal.

Resumo

Segurança em primeiro lugar

Imagine um local de trabalho onde as pessoas se sintam à vontade para compartilhar suas reações, opiniões e críticas construtivas sem medo de represálias – onde todas as ideias, perguntas e comentários são valorizadas e merecem uma resposta séria, sem serem repreendidas ou ridicularizadas. Imagine como as organizações nos setores criativos ou orientados ao conhecimento poderiam se beneficiar de ter as ideias de todos. Imagine quantas vidas os hospitais poderiam salvar se as enfermeiras se sentissem não apenas seguras, mas obrigadas a questionar respeitosamente outras enfermeiras e médicos. Imagine como os Estados Unidos poderiam ter evitado os desastres com os ônibus espaciais Columbia e Challenger, se apenas os engenheiros juniores se sentissem seguros o suficiente para expressar suas preocupações.

A maioria das organizações fala francamente sobre segurança psicológica, mas não a garante. Isto desestimula a tomada de riscos, a partilha de ideias e a tomada de decisão rigorosa. Em culturas organizacionais destemidas, as pessoas se sentem eticamente obrigadas a falar, compartilhar conhecimentos e ideias e oferecer feedback construtivo...

Sobre a autora

Amy Edmondson ensina liderança na Harvard Business School. Suas pesquisas em liderança, equipes e segurança psicológica a tem colocado na lista global da Thinkers 50 desde 2011.


Comente sobre este resumo