Skip navigation
Aprendizagem Estratégica
Livro

Aprendizagem Estratégica

Como ser mais inteligente do que a concorrência e transformar insights importantes em vantagem competitiva

Wiley, 2010 more...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Bem-estruturado
  • Cativante

Recomendação

O último livro do estrategista em aprendizagem Willie Pietersen estabelece um caminho para se chegar a um objetivo convincente: utilize a aprendizagem para criar uma organização adaptável que se ajuste continuamente ao mundo dos negócios VUCA – “volátil, incerto, complexo e ambíguo” – dos dias de hoje. Ele destaca quatro etapas para que você conduza estrategicamente os seus esforços de aprendizagem: “identificar” o que for necessário, “focar” nas prioridades, “alinhar” a aprendizagem aos seus objetivos corporativos e “executar” com experimentação e flexibilidade. A getAbstract recomenda o livro de Pietersen como um guia essencial para resolver dois temas organizacionais críticos: aprendizagem e estratégia.

Resumo

Estratégia em um mundo VUCA

A instituição US Army War College, conhecida como “a escola dos generais”, cunhou o termo “VUCA”, uma abreviação para “volátil, incerto, complexo e ambíguo”. O conceito descreve o ambiente de negócios atual em constante mudança, até mesmo “cataclísmico”.

Neste cenário confuso e radical, as organizações devem se adaptar. Perder flexibilidade significa perder vantagem competitiva. Conforme a previsibilidade e a estabilidade vão se esvaindo, aumenta a necessidade de uma estratégia inteligente. Sem uma abordagem estratégica sólida, é quase impossível se adaptar. A sua capacidade de adaptação permite que você sinta as mudanças e evolua conforme necessário. Uma boa adaptação depende da elaboração de estratégias eficazes que exijam aprendizagem constante.

Qual a estratégia?

Uma estratégia consiste em definir “onde a sua empresa vai competir” e como ela vai “criar valor” e garantir o “retorno para os investidores”. A estratégia é prerrogativa da liderança.

O sucesso da sua organização depende de cinco fatores: 1) foco claro; 2) diferenciação patente e positiva da concorrência; 3) colaboradores motivados; 4) “eficácia operacional...

Sobre o autor

Professor de administração de negócios da Universidade Columbia, Willie Pietersen estudou na Universidade de Oxford com uma bolsa Rhodes. Ele atuou como CEO da Lever Foods, Seagram USA e Tropicana.