Join getAbstract to access the summary!

As Vantagens do PMO

Join getAbstract to access the summary!

As Vantagens do PMO

Uma Ferramenta Poderosa e Centralizada para a Gestão de Projetos nas Organizações

AMACOM,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

As empresas de sucesso controlam vários portfolios de projetos através de Escritórios de Gerenciamento de Projetos (PMOs). Eis o porquê.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

O “Escritório de Gerenciamento de Projetos” (PMO) ajuda uma organização a decidir quais projetos deve financiar e estabelece procedimentos de gestão de projetos e processos comprovados. O PMO garante também que todos os gerentes de projetos atenham-se a controles muito bem elaborados. Os consultores Lia Tjahjana e Paul Dwyer e o professor de administração Mohsin Habib discutem os benefícios do PMO e explicam por que sua empresa pode estar precisando dele e como desenvolvê-lo. Para ilustrar o funcionamento de um PMO, os autores apresentam um caso de uma organização real e levam os leitores a considerar as diversas dimensões do PMO. Embora a apresentação seja relativamente seca, a getAbstract recomenda este manual abrangente, pois ele procura detalhar de forma criteriosa o que os gerentes de projeto e executivos precisam saber sobre o funcionamento dos PMOs.

Resumo

Gestão Coordenada de Projetos

Gestão dos Clientes

Gestão dos Fornecedores

Gestão da Comunicação

Gestão das Unidades de Projetos

Gestão do Conhecimento dos Projetos

Treinamento em Gestão de Projetos

Gestão de Recursos

Escolha dos Projetos

Controlando o Andamento do Projeto

A maior parte das empresas lida com vários projetos em simultâneo, mas como estes exigem grandes esforços de recursos humanos, financeiros e materiais, como garantir que cada um esteja apoiando diretamente os objetivos da empresa? Muitas empresas com 10, 20, 100 ou mais projetos executados ao mesmo tempo estabelecem “Escritórios de Gerenciamento de Projetos” (PMOs) para atribuir recursos, gerenciar processos, monitorar o progresso e assegurar que cada projeto cumpra seus objetivos. Um PMO é “um centro de operações que (...) administra e apoia projetos desde o lançamento até a conclusão (...) [e melhora a] capacidade gestão dos projetos de uma organização”. É a agência de supervisão e coordenação, servindo de elo de ligação entre os gestores de projeto e a gestão de topo. O campo da administração de projetos define formalmente um “projeto...

Sobre os autores

Lia Tjahjana é especialista em gestão de projetos. Paul Dwyer foi gestor de projetos por mais de 10 anos. Mohsin Habib é professor de administração na Universidade de Massachusetts em Boston.


Comente sobre este resumo