Join getAbstract to access the summary!

Aula Magna da Chanceler Alemã Angela Merkel em Harvard

Join getAbstract to access the summary!

Aula Magna da Chanceler Alemã Angela Merkel em Harvard

Harvard University,

5 min read
6 take-aways
Text available

What's inside?

Mesmo aquilo que pareça insuportável pode ceder com a pressão certa.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Visionário
  • Inspirador

Recomendação

Em uma mensagem inspiradora para a turma de formandos de Harvard em 2019, a chanceler alemã Angela Merkel relembra sua juventude na Alemanha Oriental. Comunicando-se através de um tradutor, ela se lembra de ter vivido atrás da Cortina de Ferro durante a Guerra Fria e traça paralelos entre os desafios enfrentados por sua geração e os obstáculos que os jovens líderes de hoje enfrentam. A mensagem de Merkel é animadora e repleta de esperança. Ela incentiva os jovens líderes a serem ousados, respeitarem os outros e escolherem um caminho honroso, e lembra a sua jovem plateia que mesmo aquilo que pareça insuportável pode ceder com a pressão certa.

Resumo

Até mesmo os problemas aparentemente intratáveis podem ser solucionados.

Angela Merkel cresceu na Alemanha Oriental, durante uma ditadura no período da Guerra Fria. Os cidadãos viviam em constante estado de medo enquanto o governo os espionava e perseguia os dissidentes. Merkel se formou em física em 1978. Em seu caminho para o trabalho, todos os dias passava perto do Muro de Berlim. Ela ansiava por escalar o muro e entrar em Berlim Ocidental. Embora a parede inibisse sua liberdade e movimentos, não podia restringir os seus pensamentos, desejos e imaginação.

Em 1989, um movimento de liberdade varreu o bloco oriental. Ele ganhou impulso e o Muro de Berlim desmoronou. De repente, um mundo de oportunidades se abriu para Merkel, o qual a ensinou que mesmo as situações mais terríveis podem se transformar em forças de mudança.

As nações devem...

Sobre o Palestrante

Angela Merkel, chanceler da Alemanha, serviu como líder da União Democrática Cristã, partido de centro-direita, de 2000 a 2018.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem