Skip navigation
Certo/Errado
Livro

Certo/Errado

Como a tecnologia transforma a nossa ética

MIT Press, 2021 more...


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Polêmico
  • Revelador
  • Audaz

Recomendação

O acadêmico e empresário Juan Enriquez desafia as crenças e ética atuais em sua visão brilhante, ousada e implacável de como a moral muda ao longo do tempo. Você protesta contra a ideia de aprisionar crianças imigrantes? Você come seres sencientes? Você já tomou medidas contra a violência armada? A sua visão política não determina a validade da sua ética, mas as suas respostas provavelmente afetam como os seus filhos e a sociedade vão julgar você nos próximos anos e décadas. O que você faz e diz hoje vai provavelmente determinar o seu legado – e talvez, no futuro, o seu destino.

Resumo

Tecnologia, mudança social e conveniência impulsionam a evolução da ética e da moral.

A maioria das pessoas concorda com o básico do certo e do errado – roubar, mentir e assassinar são coisas erradas, por exemplo. Mas o julgamento humano de outras ações muda com o tempo. Hoje, a revelação de que você usou certos rótulos em um tuíte descuidado ou contou piadas décadas atrás que a sociedade agora considera inaceitáveis pode destruir a sua reputação e carreira. Enquanto isso, 200 anos atrás, você poderia ter sido banido ou aprisionado por se opor ativamente à escravidão. Mesmo as visões iniciais pró-escravidão de Abraham Lincoln evoluíram ao longo do tempo para um abolicionismo fervoroso. Curiosamente, foi a industrialização e o advento das máquinas substitutas do trabalho que, em última análise, ajudaram a facilitar o processo.

Quando algo desejável se torna mais rápido, melhor, mais barato e mais conveniente, as pessoas o querem e vão desvirtuar a sua ética para se sentirem bem em utilizá-lo. Você pode considerar imoral que o custo da educação, da saúde, da alimentação ou mesmo da liberdade tenha aumentado dramaticamente na última década. Mas não espere que a ética ...

Sobre o autor

Juan Enriquez escreve sobre as profundas mudanças que a pesquisa do cérebro e a genômica vão trazer nos negócios, na tecnologia, na sociedade e na política. Ele é o diretor administrativo da Excel Venture Management e já participou de dez TED Talks.