Adam Smith estabeleceu a base intelectual para a livre iniciativa em seu livro amplamente aclamado de 1776, A Riqueza das Nações, mas ele também apoiava a rígida regulação dos bancos para reprimir a especulação e estabilizar o crédito, uma mensagem que os defensores mais modernos do mercado livre têm negligenciado. A inspeção minuciosa do jornalista John Cassidy dos eventos que antecederam a crise financeira de 2008 destaca como uma aplicação estrita de “medidas econômicas utópicas” pode levar ao desastre. O autor lança forte argumento em favor da incorporação de uma “economia realista” no sistema financeiro dos EUA. A getAbstract recomenda este livro de peso para os leitores com formação em finanças e para aqueles interessados em como os mercados livres podem coexistir e se estabilizar com a supervisão criteriosa do governo.
A Teoria e a Realidade no Setor Financeiro
A Mão Invisível da Especulação
A Liberação do Setor Financeiro
O Efeito Greenspan
A Teoria dos Jogos e a “Irracionalidade Racional”
A Necessidade de Uma Regulação Financeira Mais Rígida
Poucos reguladores oficiais conseguiram prever a crise financeira que atingiu o seu pico em 2008, quando o banco de investimentos Lehman Brothers pediu concordata. A insolvência do Lehman trouxe pânico aos bancos ao redor do mundo, desestimulou empréstimos e aprofundou a recessão econômica que já estava em andamento. A crise financeira surpreendeu até mesmo poderosos banqueiros centrais: Nem Alan Greenspan, ex-presidente do Federal Reserve Board, nem Ben Bernanke, que substituiu Greenspan em 2006, previram o colapso nos preços dos imóveis que levou à grande crise do crédito. Em 2008, um aumento acentuado na inadimplência dos empréstimos hipotecários havia estourado uma enorme bolha de preços inflacionados das casas nos EUA, desfazendo a crença generalizada de que o valor dos imóveis residenciais só tenderia a aumentar. Lehman e muitas outras instituições financeiras começaram a ter dificuldades porque...
John Cassidy, jornalista e escritor britânico-americano, escreve para The New Yorker e contribui para a New York Review of Books. Cassidy é também o autor de Dot.con: How America Lost Its Mind and Money in the Internet Era.
Comente sobre este resumo