Skip navigation
Como Ter uma Conversa Difícil
Artigo

Como Ter uma Conversa Difícil

Evitar apenas gera mais conflito. Busque o entendimento com essas técnicas de um especialista em mediação

Psyche, 2020

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Bem-estruturado
  • Eloquente

Recomendação

O conflito é normal no local de trabalho e em casa, mas a maioria das pessoas evita falar sobre seus problemas. No entanto, um conflito prolongado pode se agravar e causar maiores problemas no futuro. O mediador profissional Adar Cohen incentiva você a lidar com os conflitos revelando a “declaração preciosa” que pode mudar o tom de toda a conversa. As técnicas do autor podem transformar as suas próximas conversas desagradáveis em uma discussão produtiva e mutuamente benéfica.

Resumo

Nas conversas difíceis, busque o entendimento mútuo.

As pessoas geralmente tendem a evitar conflitos, o que pode gerar maiores desentendimentos. No entanto, lidar bem com os conflitos ajuda a fortalecer os relacionamentos e facilita o crescimento pessoal. As conversas difíceis têm três resultados possíveis: uma solução, um plano ou um entendimento. Não almeje muito: inicialmente, trabalhe para compreender.

As “declarações preciosas” revelam um terreno comum por trás de um conflito e podem redirecionar qualquer dificuldade de uma maneira construtiva.

Conflitos bem-sucedidos produzem declarações preciosas: comentários honestos, positivos e significativos que promovem concessões, resolução de problemas e boa vontade. Em uma discussão sobre os cuidados médicos do pai idoso, por exemplo, os irmãos chegaram a um acordo de que todos queriam o melhor para o pai, embora tivessem pontos de vista diferentes sobre os detalhes. Frequentemente...

Sobre o autor

Adar Cohen é mediador com doutorado em resolução de conflitos pelo Trinity College Dublin. Ele lecionou na Harvard University, na University of Chicago e no Sherubtse College, no Butão.


Comente sobre este resumo