Você acha que consegue ler as emoções das outras pessoas? Pense melhor. Nesta palestra, a ilustre professora de psicologia Lisa Feldman Barrett desmascara três dos mitos mais comuns que as pessoas sustentam sobre as emoções. Ela também explora as pesquisas mais recentes sobre o cérebro que abordam como as emoções são criadas e como funcionam. A palestra de Barrett vai intrigar qualquer pessoa interessada em entender melhor a si mesma e aos demais.
A ciência não apoia três das crenças mais comuns que as pessoas têm sobre as emoções.
Muitos acreditam que uma pessoa fica feliz quando sorri ou fica triste quando franze a testa. Ao contrário do que se pensa, entretanto, as expressões faciais são indicadores precários de como uma pessoa se sente. Centenas de estudos revelam que pessoas que estão experimentando as mesmas emoções podem mexer os seus rostos de várias maneiras. Veja a raiva, por exemplo: pesquisas mostram que as pessoas com raiva fazem cara feia cerca de 30% das vezes, mas também podem sorrir.
Outra crença comum é que as emoções se manifestam no corpo por meio de um padrão único e reconhecível de mudanças físicas. A ciência sugere o contrário. Os corpos das pessoas reagem de maneiras diferentes quando sentem a mesma emoção. Além disso, as alterações fisiológicas, como aumento ou diminuição da frequência cardíaca ou da pressão arterial, não têm um...
Comente sobre este resumo ou Start Discussion