Join getAbstract to access the summary!

Fatos e Falácias da Economia

Join getAbstract to access the summary!

Fatos e Falácias da Economia

Basic Books,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Evite as falácias econômicas mais comuns que derrubam até os intelectuais mais cuidadosos.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Muito antes de Freakonomics chegar às livrarias, Thomas Sowell já popularizava a economia utilizando uma linguagem simples. Em seu último livro, ele continua a iluminar a ciência sombria com alegria, apontando sua lanterna contra um punhado de falácias comuns dos decisores políticos e até mesmo de alguns economistas profissionais. Depois de descrever essas falácias, Sowell as apresenta na prática, discutindo urbanização, questões de gênero, igualdade, educação, raça, renda e desenvolvimento econômico. O resultado é um tônico estimulante que provavelmente irá mudar a sua opinião sobre algumas das questões mais palpitantes da atualidade. getAbstract recomenda esta leitura breve e esguia, para aqueles que não têm medo de submeter suas convicções à luz da evidência econômica.

Resumo

A Fonte das Falácias

Em uma velha piada, dois amigos estão conversando na esquina de uma rua movimentada de Manhattan. Percebendo o tráfego frenético, um deles conta uma estatística. “Ouvi dizer que na cidade um homem é atropelado a cada 20 minutos”. “Puxa vida”, diz o outro amigo, “ele já deve estar cansado disso”. Como muitas piadas, esta contém uma verdade sutil, muitas vezes ignorada nas reportagens jornalísticas que relatam dados estatísticos: o membro de um grupo (“o homem”) geralmente muda, ainda que o grupo mantenha a mesma característica. Este construto, que poderia ser chamado de “falácia de composição”, é apenas um dos padrões de raciocínio capazes de induzir até as pessoas mais inteligentes ao erro. Uma falácia relacionada é a “falácia da mesmice”, que pressupõe que os membros de uma categoria estatística são os mesmos em muitos aspectos, se não em todos. Por exemplo, generalizar sobre os rendimentos de jovens entre 18 e 24 anos é fácil. Mas nesta categoria alguns são formados e outros abandonaram a escola. Ao considerar as questões de diretrizes políticas, essa diferença pode ser crucial.

Embora existam muitas falácias econômicas, as mais prevalentes ...

Sobre o autor

Thomas Sowell é acadêmico residente da Hoover Institution da Universidade de Stanford. Ele é também o autor do livro Basic Economics.


Comente sobre este resumo