Os esforços para adotar os princípios Lean muitas vezes são insuficientes porque os gerentes se concentram demais na escolha de uma estratégia e não o suficiente em executá-la. Pascal Dennis oferece um programa para o desdobramento desta estratégia elaborado a partir do sistema hoshin kanri da Toyota, que descreve as etapas para projetar, implementar, monitorar e ajustar uma estratégia. Por meio de uma história fácil de acompanhar, Dennis retrata a implantação de uma estratégia bem-sucedida na empresa fictícia Atlas Industries.
Um plano de implementação de estratégia ajuda a empresa a estabelecer princípios de gestão Lean, sustentando-os no longo prazo.
As práticas Lean produzem maior eficiência e aumentam o valor que você cria para os clientes. As empresas podem achar difícil sustentar essas práticas e manter os seus benefícios. Uma empresa precisa de uma estratégia para implantar práticas Lean que alinhem todos os processos da organização em direção a uma meta claramente definida.
A Toyota utiliza um sistema chamado “desdobramento da estratégia” – hoshin kanri – para integrar os conceitos Lean ao núcleo de suas operações e se tornar uma potência de produção.
Os sistemas tradicionais se concentram em encontrar uma estratégia que se alinhe aos objetivos e competências da empresa. O desdobramento da estratégia ajuda a elaborar as etapas necessárias para a execução da estratégia. Tal como acontece com os sistemas de planejamento convencionais, o desdobramento da estratégia começa com a pergunta: quais são seus valores corporativos? Quais suas forças? Quais suas fraquezas? Que perigos você está enfrentando? Quais são as oportunidades?
Antes de projetar e implementar o seu...
Vencedor de quatro prêmios Shingo de Excelência, Pascal Dennis é engenheiro, escritor e presidente da Lean Pathways, uma consultoria internacional.
Comente sobre este resumo