A disrupção vertiginosa é inevitável à medida que a IA e as máquinas invadem o trabalho e a rotina das pessoas, escreve o professor de Administração Edward D. Hess. Para ajudar os trabalhadores a lidar com esses avanços, Hess prescreve a aprendizagem, a desaprendizagem e a reaprendizagem ao longo da vida com foco na criatividade, colaboração e pensamento crítico – algo que as pessoas ainda fazem melhor do que as máquinas. A sua abordagem de aprendizado é holística, combinando mente, corpo e espírito – e se baseia em centenas de artigos de revistas, livros e 17 anos de experiência de ensino. Hess também oferece vários experimentos mentais, avaliações e exercícios para você registrar no seu diário.
A hiperaprendizagem exige aprendizagem, desaprendizagem e reaprendizagem contínuas.
Para permanecerem indispensáveis, os trabalhadores devem se concentrar nas habilidades que as máquinas executam mal, entre elas soft skills como pensamento crítico, improvisação, criatividade, resolução de problemas, empatia e colaboração. À medida que as máquinas se tornam cada vez mais capazes, os trabalhadores precisam estar um passo à frente por meio da aprendizagem e desaprendizagem contínuos e focados: a “hiperaprendizagem”.
Atualmente, os seres humanos superam as tecnologias em tarefas que exigem criatividade, imaginação, pensamento crítico e tomada de decisão em condições de ambiguidade. A construção dessas habilidades requer uma abordagem de mente e corpo que combine saúde física, emocional, espiritual, psicológica e social.
Os seres humanos evoluíram para se conectar, cooperar e aprender ao longo das suas vidas.
Hoje em dia, você precisa mudar e se reinventar em um ritmo sem precedentes, e fazê-lo muitas vezes em sua vida. Deixe de lado a noção de que você aprende apenas quando é jovem. Cuidado com a complacência. Questione continuamente o que você acha...
Edward D. Hess é Professor Emérito de Administração na Darden School of Business, University of Virginia. Ele é autor de 13 livros, incluindo Humility Is the New Smart, Learn or Die e Smart Growth.
Comente sobre este resumo