Join getAbstract to access the summary!

Ideias Alimentam a Inovação: Saiba Por Que as Suas Primeiras Ideias Nem Sempre São as Melhores

Join getAbstract to access the summary!

Ideias Alimentam a Inovação: Saiba Por Que as Suas Primeiras Ideias Nem Sempre São as Melhores

Think Fast, Talk Smart Podcast

Stanford Business,

5 min read
4 take-aways
Audio & text

What's inside?

Recalibre a sua mente para deixar de se fixar em uma única ideia e começar a apresentar soluções mais criativas para os problemas.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Baseado na Ciência
  • Aplicável
  • Revelador

Recomendação

Será que os seus conceitos sobre o que seja uma boa ideia estão impedindo você de inovar? Jeremy Utley, diretor de educação executiva da Stanford d.school, vê todas as ideias, mesmo as mais tolas, como uma parte importante do processo criativo. Ele se junta ao apresentador Matt Abrahams do podcast Think Fast, Talk Smart para debater o reflexo mental que nos mantém fixados em fazer o “certo” em vez de exercer ao máximo a criatividade. Este podcast irá atrair qualquer pessoa interessada em expandir o seu potencial – ou o potencial da organização –, explorar um pensamento mais criativo e ter ideias inovadoras.

Resumo

Quando as pessoas procuram a resposta para um problema, elas tendem a se fixar na primeira ideia.

A inovação começa com ideias. Que mentalidade você pode adotar para permitir que a sua mente gere mais ideias? Em 1942, o psicólogo Abraham Luchins cunhou o termo “Efeito Einstellung” para descrever um fenômeno que ele observou nas suas pesquisas. Ele notou que os seres humanos tendem a se fixar na primeira solução que encontram para um problema. Depois que as pessoas encontram uma solução, elas deixam de procurar outras opções e não conseguem reconhecer soluções melhores.

As pesquisas também mostram que a maioria das pessoas experimenta a “Ilusão do Penhasco Criativo”: elas acreditam que, enquanto trabalham em um problema, a sua criatividade cai drasticamente em algum momento; mas essa percepção não é verdadeira. A criatividade não diminui com o tempo. Para algumas pessoas, o oposto é verdadeiro: elas esperam continuar tendo boas ideias. Como resultado, a sua criatividade apenas aumenta. Você pode certamente aumentar a sua criatividade adotando essa mentalidade...

Sobre o Podcast

Jeremy Utley é diretor de educação executiva da Stanford d.school e coautor de Idea Flow: The Only Business Metric That Matters. Matt Abrahams é professor de Comunicação Estratégica na Stanford Graduate School of Business e apresentador do podcast Think Fast, Talk Smart.


Comente sobre este resumo