O que é e de onde vem a criatividade e por que algumas pessoas são muito melhores em pensamentos inovadores do que outras? O jornalista do New York Times, Matt Richtel, investiga os mistérios da inspiração humana, combinando descobertas de pesquisas sobre criatividade com histórias e insights de algumas pessoas de renomadas mentes criadoras. Richtel escreve esse livro inspirado pela própria jornada e oferece uma exploração guiada para os curiosos iniciantes sobre a natureza da criatividade e as possíveis maneiras de promovê-la.
A criatividade é uma característica essencial da humanidade e toda pessoa pode cultivá-la.
A criatividade é inata ao ser humano. Por compor a própria biologia humana, ela é primitiva. Decorre do processo incremental de desenvolvimento evolutivo, e assemelha-se a ele. À medida que os organismos se reproduzem, alguns dos seus descendentes apresentam mutações genéticas. Muitas destas mutações não são importantes ou são inúteis. Mas, ocasionalmente, deixam um organismo mais adaptado ao seu ambiente e mais capaz de sobreviver.
As mutações genéticas podem acontecer de modo ocasional, em que pequenas alterações acabam gerando grandes novidades genéticas. Assim como as mutações genéticas, muitas vezes, ocorrem por atos que à primeira vista seriam considerados irrelevantes; as ideias também podem não parecer tão geniais, a princípio.
A criatividade humana é necessária para a sobrevivência. Desde a descoberta do fogo até à invenção da medicina moderna, os humanos geraram um fluxo constante de esforços criativos. Estas inovações geram consequências não intencionais que exigem soluções ainda mais inovadoras para os problemas. Portanto, onde as pessoas estão...
Comente sobre este resumo ou Start Discussion