Join getAbstract to access the summary!

Inteligência Perceptiva

Join getAbstract to access the summary!

Inteligência Perceptiva

O segredo do cérebro para enxergar ilusões, percepções erradas e desilusões

New World Library,

15 min read
10 take-aways
Audio & text

What's inside?

Por que você comprou aquela lembrancinha barata? A culpa é da sua falta de “inteligência perceptiva”

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Baseado na Ciência
  • Revelador

Recomendação

O que há em comum entre as escolhas que levam você a comprar lembranças baratas, enviar um presente de aniversário mesmo quando não deseja, ou assistir pornografia? Todas envolvem a sua “inteligência perceptiva” (IP). O médico Brian Boxer Wachler, um especialista em visão e percepção, explica a dimensão da IP – os atributos da sua mente capazes de distinguir a verdade do pensamento positivo, o autoengano da intuição baseada na realidade e o impulso da razão. O seu conteúdo cativante e arrojado avalia o comportamento humano, as atividades políticas e as interações cotidianas. Wachler levanta questões fascinantes e relevantes sobre as formas complexas pelas quais as pessoas veem o mundo. Embora nunca ofereça orientação médica, a getAbstract recomenda a abordagem prática do autor, a qual inclui sugestões para aprimorar a sua IP, bem como o seu pensamento crítico, autoconhecimento, saúde e autocontrole. Os seus exemplos cativantes e tom animado podem acabar fazendo a sua linha de raciocínio parecer casual demais, mas não se engane; as conclusões bem-fundamentadas do autor são educativas e extremamente interessantes.

Resumo

Experiências reais

Qual é a natureza da realidade? Será que há uma realidade objetiva única? O mundo é uma ilusão compartilhada ou um conjunto de ilusões que competem entre si? Este é um debate filosófico, mas em termos biológicos, por exemplo, os animais aplicam os sentidos de maneiras distintas: os falcões e as salamandras percebem mundos fundamentalmente diferentes. Os humanos percebem o movimento contínuo contanto que algo se mova a 50 imagens por segundo, mas as moscas não veem qualquer movimento até que atinja 300 imagens por segundo. As pessoas não percebem os impulsos elétricos diretamente, ao contrário dos tubarões. No entanto, os humanos têm uma vantagem: eles podem raciocinar. Isto lhes permite testar suas percepções e distinguir entre realidade e ilusão. A “inteligência perceptiva” (IP) refere-se ao modo como as pessoas interpretam as suas experiências para discernirem entre fantasia e realidade. Os indivíduos têm diferentes níveis de IP, uma habilidade que pode ser desenvolvida através da prática consciente. Você é capaz de mudar a sua forma de ver o mundo.

Integração de informações internas e externas

Diferentes pessoas reagem de maneira diferente...

Sobre o autor

Brian Boxer Wachler atua como médico no Cedars Sinai Medical Center e é diretor clínico do Boxer Wachler Vision Institute.


Comente sobre este resumo