Join getAbstract to access the summary!

Liderança e a Nova Ciência

Join getAbstract to access the summary!

Liderança e a Nova Ciência

Descobrindo ordem num mundo caótico

Berrett-Koehler,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Quando você conseguir equilibrar o caos e a ordem, a sua empresa vai ser capaz de sobreviver à morte da previsibilidade.


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Visionário

Recomendação

A autora Margaret J. Wheatley descreve como os novos desenvolvimentos nas ciências nos mostra como criar uma estrutura organizacional renovada e mais eficaz. A nova estrutura é mais sensível às necessidades humanas e aos nossos tempos em rápida mudança. Com base nesse entendimento, você precisa tornar a sua organização mais flexível e adaptável. Utilizar a liderança visionária como uma força orientadora em uma organização envolve valores como participação, autogestão e partilha da informação e poder. Este livro excelente, criterioso e inovador oferece uma nova maneira de pensar sobre as organizações e a liderança. Em linguagem clara e convincente, enfatiza como somos todos parte de uma ordem natural em constante mudança. Wheatley explica a necessidade de nos livrarmos dos nossos velhos modelos mecanicistas desatualizados e adaptarmos as nossas organizações para que alcancem um futuro próspero. Além disso, a nossa visão de mundo, na qual confiamos na análise lógica e nos números para traçarmos o progresso, deve ser substituída. Com argumentos convincentes, Wheatley insta as organizações a se tornarem mais humanas e naturais. A getAbstract recomenda este livro fundamental aos líderes em todos os níveis.

Resumo

A necessidade de um estilo mais fluido de organização

Este é um tempo de mudanças rápidas, portanto muitas empresas estão experimentando novos tipos flexíveis de organizações, mais sensíveis à mudança. Você deve incentivar essa experimentação. O novo mundo emergente atual exige um novo tipo de organização mais eficaz. As velhas formas de relacionamento não funcionam em nossas vidas pessoais, comunidades, locais de trabalho ou sociedade. Precisamos de novos formatos com base na compreensão da vida e suas mudanças, e assim nos adequarmos melhor aos seus processos.

Para avançar em direção a esta nova forma de se organizar, abra mão das formas antigas e veja o mundo “com outros olhos”. A nossa velha maneira de observar o mundo se baseia na visão newtoniana do universo, decorrente da física e mecânica do século XVII. Esse sistema percebe o mundo como uma máquina – para se compreender o todo basta examinar as partes. A nossa abordagem tem sido a de desmembrar as coisas, analisá-las e montá-las novamente.

No entanto, esse “modelo mecanicista” não funciona porque vivemos em um mundo que muda continuamente e evolui juntamente com cada um de nós ao passo em que interagimos...

Sobre a autora

Margaret J. Wheatley é presidente do Instituto Berkana, uma fundação de pesquisa educacional e científica sem fins lucrativos e de apoio à descoberta de novas formas de organização. Ela tem um papel atuante na gestão de topo da Kellner-Rogers & Wheatley, uma empresa internacional de educação e consultoria que aplica os princípios dos sistemas vivos nas organizações humanas. Os seus clientes incluem empresas Fortune 500, organizações governamentais e sem fins lucrativos. Ela é coautora do bestseller Um Caminho Mais Simples com Myron Kellner-Rogers.


Comente sobre este resumo