Join getAbstract to access the summary!

Liderança Humilde

Join getAbstract to access the summary!

Liderança Humilde

O poder dos relacionamentos, da abertura e da confiança

Berrett-Koehler,

15 min read
10 take-aways
Audio & text

What's inside?

À medida que desaparece a liderança do tipo comando e controle, o sucesso do presente e do futuro exige a “liderança humilde”.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável
  • Bem-estruturado
  • Exemplos Práticos

Recomendação

Quando os líderes seguem modelos autocráticos desatualizados, as suas organizações podem acabar se fechando em processos sem alegria, transacionais, coercivos e nocivos. Esses líderes perpetuam uma cultura que sofre com a ausência de confiança, franqueza e amizade. No mundo VUCA de hoje – caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade – a liderança versátil faz mais sentido do que o modelo desgastado dos “heróis e disruptores” corporativos supostamente invencíveis. Edgar H. Schein, especialista em gestão, e seu filho Peter A. Schein, especialista em desenvolvimento organizacional, explicam como alcançar a mudança cultural por meio da “liderança humilde”. Em conjunto com seus livros anteriores, a abordagem dos autores ajuda as empresas e seus líderes a criarem uma cultura de colaboração, engajamento e confiabilidade. As suas dicas podem também ter grande utilidade para coaches, mentores e analistas de RH que trabalham no desenvolvimento de lideranças.

Resumo

Liderança humilde

Nas organizações que enfrentam uma competitividade brutal, os funcionários costumam ver os seus líderes como estrelas que enfrentam com brilhantismo os seus desafios. Mas as empresas nada tem a ganhar posicionando os seus líderes como mestres da hierarquia e heróis estelares. Pelo contrário, elas deveriam buscar um modelo diferente: a “liderança humilde, colaborativa, cooperativa, orientada para o grupo e baseada em relacionamentos”. Esta tática de liderança contemporânea “depende de relacionamentos abertos e confiáveis” no contexto dos grupos. 

As organizações inteligentes não são hierárquicas. Eles sabem que os líderes de valor podem emergir de qualquer nível de uma empresa. Dependendo das suas circunstâncias, talentos e capacidades, as pessoas comuns podem sim liderar e, de fato, levantam-se e lideram, muitas vezes contribuindo com conhecimentos e experiências substanciais.

Quatro Níveis de Liderança

Liderar geralmente significa fazer com que outras pessoas se juntem ao seu redor para enfrentar desafios “novos e melhores”. Os líderes operam em quatro níveis diferentes de relacionamento, representando normas sociais comuns:

Sobre os autores

Edgar H. Schein, PhD, é professor emérito da Sloan School of Management do MIT. O Seu filho Peter A. Schein cofundou e é diretor de operações do Organizational Culture and Leadership Institute.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Dos mesmos autores

Canais Relacionados