Skip navigation
Nação Petrolífera
Livro

Nação Petrolífera

Como as riquezas do petróleo arruinaram a Venezuela

Potomac Books, 2016 more...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Revelador
  • Cativante
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

Nesta obra brilhantemente escrita, o ex-jornalista Raúl Gallegos examina a história econômica disfuncional da Venezuela. Ele divide a sua atenção entre a economia enlouquecida do país – um lugar onde o petróleo flui, mas o leite, o papel higiênico e os absorventes internos são escassos – e as raízes defeituosas do sistema baseado no petróleo da Venezuela. Gallegos produziu a maior parte de suas reportagens no início de 2015, quando a situação na Venezuela era ruim, mas ainda não havia se transformado na crise que assolaria a nação em 2017. Gallegos mergulha em realidades tão bizarras quanto a escassez de bens de consumo básicos na Venezuela. A sua reportagem é precisa, sua escrita clara e seus personagens bem desenhados. Gallegos não tem simpatia pelo regime de Chávez e Maduro, então a getAbstract sugere que os leitores que buscam o lado positivo da experiência da Venezuela com o socialismo procurem em outra fonte.

Resumo

Uma economia bizarra

A Venezuela é um dos principais produtores de petróleo da Terra. Cada tanque cheio de gasolina nos Estados Unidos contém um pouco de gasolina venezuelana. O primeiro asfalto em muitas rodovias dos EUA veio da capital petrolífera sul-americana. A estatal Citgo Petroleum Corporation é uma marca famosa, mas tente encontrar uma caixa de leite, um rolo de papel higiênico ou um pacote de absorventes na capital do país, Caracas. Os produtos básicos de consumo são tão escassos que os venezuelanos vivem em longas filas, recorrem ao mercado negro ou os roubam. Tais são os caprichos da “economia mais louca do mundo”.

A Venezuela há muito anda às voltas com valores totalmente invertidos; ela é muito rica em petróleo, mas absolutamente desprovida de bom senso econômico. O resultado tem sido catastrófico. Os controles cambiais e as restrições às importações da Venezuela criam mercados financeiros bizarros. A nação é um petroestado onde os carros novos são raros e os carros usados custam mais caro do que nos Estados Unidos. Aliás, comprar um carro velho pode ser um bom negócio. Raúl Gallegos adquiriu um Ford Fiesta usado em 2005 e o revendeu pelo mesmo preço ...

Sobre o autor

Raúl Gallegos, analista sênior da firma de consultoria Control Risks, foi colunista de destaque da Bloomberg View e correspondente sobre petróleo da Dow Jones e do The Wall Street Journal.