Skip navigation
O Caminho para a Reinvenção
Livro

O Caminho para a Reinvenção

Como impulsionar a disrupção e acelerar a transformação

Jossey-Bass, 2014 more...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Josh Linkner, também o autor do bestseller do The New York Times Criativo e Produtivo, oferece dezenas de histórias inspiradoras sobre os dissidentes pioneiros para motivar você a se tornar “disruptivo”. Cada história aqui contada vai fazer você questionar os seus níveis de ambição, motivação e desempenho. O livro é exaustivo no melhor dos sentidos, um alerta aos que teimam em viver de forma complacente, a qualquer um que esteja preso a uma rotina confortável e às grandes organizações que, sem saber, podem estar à beira do fim. Você está pronto para tomar medidas que vão mudar a sua vida ou alterar radicalmente a direção da sua empresa? Você vai apreciar muito os exemplos de uma personagem central bastante incomum, a cidade de Detroit, a qual é convocada com frequência pelo autor para demonstrar a realidade dos tempos difíceis e a “coragem” necessária para se reinventar constantemente. A getAbstract acredita que não importa qual o tipo ou nível do seu trabalho, os relatos de Linkner vão certamente inspirar você.

Resumo

Se você esperar, vai ser tarde demais

Não espere: mude agora e mude com frequência. Quando você sentir o menor motivo para se reinventar, escute seus instintos e inicie o processo. Reinvente, mesmo quando você tenha acabado de atingir o seu maior sucesso; na verdade, especialmente quando você chegar ao topo. Se você esperar, vai ser tarde demais.

Lee Kun-Hee, líder da Samsung, promoveu a disrupção da sua empresa, de cima para baixo, mudando tudo, apesar do seu crescimento sem precedentes e da excelente situação financeira. Lee sabia que apesar do seu sucesso, a Samsung iria diminuir e fracassar se ele não executasse uma revisão completa, e rapidamente. O seu mantra para os principais executivos da empresa era: “mudem tudo, exceto de esposa e filhos”. A liderança de Lee provavelmente salvou a organização de uma morte dolorosa, como a morte da Circuit City ou da Blockbuster; elas confiaram demais no seu core business.

Não confunda “reinvenção” com “reviravolta”. As reviravoltas ocorrem quando as organizações enfrentam os estágios finais de uma espiral da morte; contudo elas não costumam sobreviver. Sempre mudando e nunca descansando, você evita o desespero...

Sobre o autor

Josh Linkner é CEO e sócio-diretor da Detroit Venture Partners, a qual incide sobre a revitalização de Detroit, EUA. Palestrante, capitalista de risco, inventor, empreendedor e músico de jazz, Linkner é também autor de Leaning Forward e do bestseller do The New York Times Criativo e Produtivo.