Join getAbstract to access the summary!

O Condutor do Carro Autônomo

Join getAbstract to access the summary!

O Condutor do Carro Autônomo

Como as nossas escolhas tecnológicas vão moldar o futuro

Berrett-Koehler,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Observe as “tecnologias de avanço exponencial” para ver por que a mão orientadora da humanidade ainda tem um papel relevante.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Se o futuro nos reserva uma utopia ao melhor estilo Star Trek ou uma distopia do tipo Mad Max, as pessoas comuns é que vão decidir. Por enquanto, a humanidade é o “condutor” ambivalente das mudanças tecnológicas. A sua voz é importante nos debates urgentes sobre carros autônomos, drones assassinos, inteligência artificial, robôs ladrões de empregos, privacidade de dados e combinação de genes. Neste olhar breve sobre as tecnologias transformadoras atuais e de um futuro próximo, o futurista Vivek Wadhwa, em parceria com o editor em tecnologia Alex Salkever, centra-se na equidade, no risco versus benefício e na autonomia versus dependência. A getAbstract recomenda este relatório revelador dos autores a empresários, técnicos, inovadores, investidores, futuristas e consumidores interessados.

Resumo

Escolha o seu futuro

Na guinada desigual rumo ao futuro, a discussão pública sobre os riscos e benefícios das tecnologias em rápido desenvolvimento sugere que as sociedades realmente não têm voz ativa na construção do seu próprio progresso. No entanto, quando desmoronam os sistemas sociais e infraestruturas, os avanços da civilização desaparecem. O iluminismo atenuado dos tempos romanos deslizou na ignorância da Idade das Trevas. A visão da Star Trek de uma utopia futura justa, abundante, impulsionada pela tecnologia apela para os mais otimistas. Mas se a sociedade não fizer escolhas difíceis e estabelecer um quadro ético estável, o resultado pode ser uma “distopia do tipo Mad Max”, caracterizada por recursos esgotados e caos social. As escolhas das pessoas devem incidir sobre as disparidades sociais atuais, permitindo um acesso justo aos frutos do progresso.

O mundo de hoje, incerto e em franca aceleração

No início, as pessoas abraçaram com alegria os benefícios da revolução do microchip - computadores domésticos, e-mails, GPS e assim por diante. Mas o futuro brilhante logo perdeu o seu fulgor quando os trabalhadores passaram a enfrentar...

Sobre os autores

Professor de Engenharia, empresário e colunista, Vivek Wadhwa ensina na Universidade Carnegie Mellon e na Duke. Ele é coautor de The Immigrant Exodus, livro do ano de 2012 segundo a The Economist. Ex-editor de tecnologia da BusinessWeek online, Alex Salkever é vice-presidente de comunicações da Mozilla.


Comente sobre este resumo