Skip navigation
O Dia em Que as Mulheres Entraram em Greve
Podcast

O Dia em Que as Mulheres Entraram em Greve

Visible Women Podcast

Tortoise, 2022


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Importante
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

O trabalho não remunerado – geralmente o trabalho de cuidados domésticos realizado por mulheres – pode representar entre 50% e 80% do PIB global. No entanto, a contribuição e o ônus desse trabalho permanecem amplamente ignorados por economistas, formuladores de políticas e pela sociedade em geral. Neste episódio de Visible Women, a apresentadora Caroline Criado Perez discute a economia do trabalho de cuidados domésticos com a professora Nancy Folbre, a funcionária pública Khara Jabola-Carolus, e Guðrún Hallgrímsdóttir e Lilja Ólafsdóttir, organizadoras do histórico “Dia de Paralisação das Mulheres” da Islândia. Perez traz para o debate o que pode ser feito para tornar o trabalho de cuidado mais reconhecido e valorizado e se o COVID-19 poderia ser um impulso para a mudança?

Ideias Fundamentais

  • Em outubro de 1975, cerca de 90% das mulheres islandesas participaram de um histórico “Dia de Paralisação das Mulheres”.
  • A teoria econômica neoclássica – ainda hoje a abordagem dominante – não vê o trabalho de cuidados domésticos como parte da atividade econômica.
  • A COVID-19 trouxe de volta à tona a importância do trabalho de cuidados domésticos; alguns aproveitaram essa nova conscientização para pressionar por mudanças.

Sobre o Podcast

A escritora e ativista Caroline Criado Perez apresenta o Visible Women Podcast, que se baseia na pesquisa inovadora em seu livro premiado Visible Women. Nancy Folbre é professora emérita de economia na University of Massachusetts em Amherst. Khara Jabola-Carolus é diretora executiva da agência governamental Hawai’i State Commission on the Status of Women. Guðrún Hallgrímsdóttir e Lilja Ólafsdóttir ajudaram a organizar o histórico “Dia de Paralisação das Mulheres” da Islândia.