Skip navigation
O Grande Nivelador
Livro

O Grande Nivelador

A violência e a história da desigualdade da Idade da Pedra até o Século XXI

Princeton UP, 2017 more...

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Revelador

Recomendação

O professor da Stanford Walter Scheidel argumenta que as distribuições de riqueza mais igualitárias estão correlacionadas a eventos calamitosos – guerras mundiais, revoluções comunistas e pandemias devastadoras. A sua análise fascinante cobre os impérios históricos perdidos, a Peste Negra, a I e II Guerra Mundial, as revoluções russas e chinesas e o colapso da Somália, entre muitas outras épocas e tendências históricas, incluindo as primeiras sociedades agrícolas e as circunstâncias econômicas atuais. Ele acredita que a era das guerras generalizadas, revoluções sangrentas e pragas mortais já desapareceu. Scheidel se mostra bem-informado, perspicaz e erudito, porém o seu texto de mais de 500 páginas poderia ser mais enxuto. Mesmo assim, a getAbstract recomenda seu estudo esclarecedor e singular a políticos, investidores internacionais, gestores globais, ativistas de ONGs e acadêmicos que procuram uma nova perspectiva sobre um tema controverso.

Resumo

Os Quatro Cavaleiros

Em 2010, a riqueza de 388 bilionários era equivalente à de bilhões de pessoas posicionadas na metade inferior da escala de renda global. Em 2015, essa relação havia mudado: 62 megabilionários possuíam tanta riqueza quanto as 3,5 bilhões de pessoas mais pobres do planeta. As décadas após a II Guerra Mundial foram uma época de ouro para a igualdade de renda. As economias do mundo desenvolvido atingiram níveis recordes de igualdade em algum momento entre a década de 1970 ou início de 1980. Em meados da década de 1980, a riqueza na América do Norte, Europa e Ásia havia se concentrado em poucas mãos. Desde 1983, a igualdade não parou de decrescer. Em 2012, a economia dos EUA era tão desigual quanto em 1929. Um estudo minucioso da história revela que a desigualdade de renda muitas vezes acompanha acontecimentos sociais desejáveis e avanços econômicos. Por exemplo, os primeiros caçadores-coletores tinham pouca riqueza e, portanto, experimentavam pouca desigualdade. O surgimento das sociedades agrárias e da propriedade da terra causou a evolução das culturas de cereais e acelerou a acumulação de riqueza.

Os episódios raros de diminuição...

Sobre o autor

Walter Scheidel é historiador e professor de humanidades e clássicos na Universidade de Stanford, onde também se dedica à biologia humana. Ele é autor de vários outros livros de referência.