Skip navigation
O Líder Incompleto
Livro

O Líder Incompleto

Analise as respostas contraditórias para problemas insolúveis

Jossey-Bass, 2014 more...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

A maioria das pessoas acredita que não se pode solucionar problemas complexos a menos que sejam simplificados. Mas ao simplificar um problema, perdem-se de vista as nuances que o tornam complexo e difícil. Esta estimulante reflexão sobre como lidar com os puzzles e paradoxos responde a questões complexas relativas às diferenças entre líderes e gerentes. Enquanto os gerentes precisam lidar com os problemas que têm respostas claras, os líderes precisam ajudar as organizações a resolver os assuntos difíceis que não têm soluções evidentes e rápidas. Os consultores David L. Dotlich, Peter C. Cairo e Cade Cowan sustentam que você pode aprender a gerenciar paradoxos, mas não em escolas de gestão. Você precisa aprender a aceitar as contradições e gradualmente resolvê-las na vida real. Este guia completo – valorizado por uma paginação agradável, bons gráficos, exercícios práticos e leitura muito fácil – detalha como as empresas podem aprofundar a sua capacidade de lidar com os paradoxos. Como Albert Einstein disse, “Tudo precisa ser tornado tão simples quanto possível, mas não mais”. A getAbstract recomenda esta abordagem positiva dos assuntos complexos a executivos de todos os níveis, acadêmicos que buscam soluções sofisticadas e a líderes de organizações sem fins lucrativos.

Resumo

É um puzzle ou um paradoxo? Os líderes seniores enfrentam paradoxos desconcertantes à medida que seus concorrentes e modos de concorrer aumentam e mudam diariamente. Os gerentes precisam lidar com a rápida integração dos mercados, mudanças da tecnologia e métodos novos de colaboração. Embora geralmente eles prefiram as respostas simples, a abordagem simples a um paradoxo nunca funciona. Um paradoxo é uma situação em que as pressões opostas se confrontam de maneira que parecem incongruentes ou mesmo estranhas. Os gerentes não podem ignorar estas pressões. Eles precisam reconhecer a diferença entre os problemas com respostas claras, que nós classificamos de puzzles, e os problemas sem respostas claras – nem perspectiva de vir a tê-las – que nós classificamos de paradoxos.

Os gerentes que não conseguem distinguir os puzzles dos paradoxos podem tentar aplicar as habilidades e ferramentas analíticas que só funcionam com os puzzles. Os gerentes que sobressaem na solução de puzzles falham frequentemente quando lidam com paradoxos. De fato, as características que ajudam a resolver os puzzles podem ser prejudiciais...

Sobre os autores

David L. Dotlich é presidente e CEO da Pivot, uma consultora do desenvolvimento de executivos. Peter C. Cairo é consultor de desempenho das equipes de líderes e de eficácia gerencial. Cade Cowan é consultor e coach de executivos em desenvolvimento da liderança.


Comente sobre este resumo