Join getAbstract to access the summary!

O Manual da Linguagem Inclusiva

Join getAbstract to access the summary!

O Manual da Linguagem Inclusiva

Seis princípios simples para evitar erros dolorosos e promover a comunicação respeitosa

Berrett-Koehler,

15 min read
7 take-aways
Audio & text

What's inside?

Navegue habilmente pelas regras da etiqueta linguística em evolução, seguindo seis princípios linguísticos inclusivos.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Aplicável
  • Bem-estruturado
  • Inspirador

Recomendação

A etiqueta linguística de hoje inclui palavras e frases que podem parecer estranhas ou até esquisitas. Rejeitar estas mudanças como sendo fruto da loucura do politicamente correto é fácil, mas a linguagem evolui continuamente para refletir a mudança de atitudes. Palavras que você considera inócuas podem ofender outras pessoas. Adote os seis princípios da linguagem inclusiva da antropóloga linguística Suzanne Wertheim para compreender melhor a dinâmica da comunicação e evitar ferir outras pessoas com as suas palavras.

Resumo

Os seis princípios da linguagem inclusiva fornecem uma estrutura de comunicação que gera conexão e confiança.

Algumas palavras e frases que você usa há anos podem agora ser socialmente inaceitáveis. As pessoas esperam que você escolha uma linguagem inclusiva e ponderada e que pense nos sentimentos e preferências das pessoas a quem se dirige – especialmente quando fala com grupos ou indivíduos historicamente marginalizados. Uma única palavra ou frase equivocada pode causar danos irreparáveis em tais contextos.

A realidade mais inclusiva de hoje muitas vezes parece um campo minado, especialmente se você não estiver atualizado sobre a etiqueta linguística do século XXI. Os seis princípios da linguagem inclusiva fornecem as ferramentas para navegar neste novo terreno e interagir com confiança. Mesmo à medida que a linguagem evolui e os contextos mudam, estes conceitos científicos podem ajudar você a compreender a dinâmica da comunicação. Utilize-os para evitar gafes e evitar ferir outras pessoas involuntariamente com as suas palavras:

Princípio 1 – “Reflita a realidade” com uma linguagem que respeite a crescente consciência social relativa ao gênero.

Sobre a autora

A antropóloga linguística Suzanne Wertheim é CEO da Worthwhile Research & Consulting. Ela lecionou na Northwestern University, na University of Maryland e na UCLA.


Comente sobre este resumo