Join getAbstract to access the summary!

O Poder de LEO

Join getAbstract to access the summary!

O Poder de LEO

Processo revolucionário para obter resultados extraordinários

DVS Editora,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Para obter resultados de alta qualidade, busque a perfeição absoluta.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

O consultor em gestão Subir Chowdhury detalha como uma organização pode empregar o processo LEO – “Levantar, Enriquecer, Otimizar” – um sistema simples, porém cativante, elaborado para tornar a melhoria contínua da qualidade o elemento mais importante de sua cultura e aprimorar a sua performance. Ele apresenta inúmeras histórias de grandes e pequenas empresas que implantaram as táticas e estratégias LEO para impulsionar a qualidade. Apesar de se apresentar como um livro de programas de qualidade, este manual é mais compreensível do que muitos da área e potencialmente mais útil. Ele estabelece três conceitos básicos de gestão: o LEO; os “quatro pilares” da responsabilidade, capacidade, respeito e qualidade; e a metáfora “fogo-fluxo-futuro” para lidar com os problemas que se avizinham, com o ritmo normal dos negócios e com a visão de longo alcance. O restante, como sempre, tem a ver com a execução. A getAbstract recomenda o manual informativo de Chowdhury aos gestores que buscam uma maneira acessível de almejar a qualidade.

Resumo

Engenharia reversa

Em 1973, a Motorola, fabricante americana de tecnologia, lançou o primeiro telefone celular portátil. O telefone enorme pesava 1 kg e continha uma bateria que durava apenas 20 minutos. A pouca duração da bateria não incomodava os usuários porque o telefone era pesado demais para ser utilizado por longos períodos de tempo. Independentemente das suas limitações iniciais, o telefone móvel da Motorola era um produto novo e estimulante.

Graças a esta inovação notável, a Motorola se manteve durante anos como a principal empresa de celulares. No entanto, empresas estrangeiras como a Nokia e a Samsung lançaram dispositivos digitais de alta qualidade e superaram a Motorola, a qual insistiu em empregar o seu sistema analógico arcaico por demasiado tempo.

Esta história continua a se repetir entre os fabricantes norte-americanos. Eles desenvolvem produtos inovadores sem equivalentes no mercado. Em seguida, os concorrentes estrangeiros aplicam a engenharia reversa dos produtos e lançam dispositivos semelhantes com melhor qualidade e preços mais baixos. Estes produtos atualizados dos concorrentes estrangeiros oportunistas se tornam rapidamente bestsellers...

Sobre o autor

Subir Chowdhury é presidente e CEO da ASI Consulting Group e autor de vários livros, incluindo o bestseller O poder dos Seis Sigma.


Comente sobre este resumo