Skip navigation
O Poder do Porquê
Livro

O Poder do Porquê

HarperCollins, 2012 more...


Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Aplicável
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

Produtividade depende da inovação, a qual depende de intensa curiosidade. E a curiosidade fomenta a motivação para se responder à pergunta: “Há como fazer isso de uma forma melhor, mais barata ou mais rápida?” Esta pergunta levou Jeff Bezos a organizar a Amazon, Michael Dell a lançar a Dell Computer e Niklas Zennström a criar o Skype. Perguntar “por que” levou Sean Moore a inventar a Crescent Rod, um varão curvo para cortina de banheiro; Chip Wilson a fundar a Lululemon Athletica, uma fornecedora de roupas de qualidade para ioga; e quatro estudantes de Harvard a inventarem a Soccket – uma bola de futebol que gera energia elétrica para as famílias pobres através de energia cinética. A jornalista de negócios Amanda Lang revela como a pergunta “Por quê?” pode incitar a inovação e promover um espírito de investigação no seu local de trabalho. Ela oferece informações valiosas e excelentes estudos de casos. A getAbstract recomenda as descobertas da autora a executivos, educadores e pais, bem como a todos aqueles que desejam que as suas organizações – ou lares – sejam inovadores e produtivos.

Resumo

A história da SawStop

Desde pequeno, o advogado de patentes Steve Gass gostava de desmontar as coisas e montá-las novamente. Um advogado que virou inventor, Gass manteve a curiosidade de saber como as coisas funcionam. Hoje, ele é apaixonado por sua invenção SawStop, uma serra de bancada que protege as pessoas de perderem os seus dedos. Gass conhece de perto este drama: ele próprio perdeu parte do seu polegar enquanto brincava com as ferramentas do seu pai. O sensor da SawStop detecta obstruções e pode identificar a diferença “entre a madeira e a carne humana”. Quando percebe um obstáculo, a SawStop desliga a lâmina de serra, que está girando a mais de 3.000 rpm. Inicialmente, Gass utilizava salsichas para testar a SawStop. Em todos os testes, o sensor alertou a lâmina com perfeição ao detectar uma salsicha. Confiante, Gass testou a SawStop com os seus próprios dedos antes de introduzir o produto no mercado.

Inovação e curiosidade

Gass sempre foi naturalmente curioso. Uma simples pergunta abriu o seu caminho para inventar e vender a SawStop: “Será que há como parar a lâmina com rapidez suficiente para evitar lesões?” Sob a perspectiva humanitária, a SawStop...

Sobre a autora

A jornalista premiada Amanda Lang cobriu o mundo dos negócios na América do Norte por 20 anos. Ela é produtora e âncora do programa Bloomberg North na Bloomberg TV Canada.


Comente sobre este resumo ou Start Discussion