Join getAbstract to access the summary!

O Ponto da Virada

Join getAbstract to access the summary!

O Ponto da Virada

Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença

Sextante,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Até que enfim um livro que oferece uma explicação plausível sobre por que metade da população mundial está andando por aí naquelas lambretas prateadas.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Inspirador

Recomendação

O lançamento deste livro marcou o surgimento de um novo e brilhante talento jornalístico, nascido nas páginas da The New Yorker. Malcolm Gladwell codificou uma teoria conhecida pelos especialistas em marketing, mas não pelos consumidores afetados por ela: as tendências se espalham como vírus. Para que uma mensagem ou um produto desconhecido se transforme em um fenômeno de público, o especialista em marketing deve primeiro encontrar o “ponto da virada”, aquele flash mágico que projeta a sua iniciativa rumo à popularidade viral. A premissa de Gladwell de que as tendências sociais saturam o público como epidemias contagiosas (apesar da imprevisibilidade dos vírus) desperta a curiosidade do leitor. Formadas por um conjunto de anotações, algumas fugindo desnecessariamente do tópico e outras absolutamente brilhantes, as pesquisas do autor sobre o tema garantem uma leitura fascinante. Apesar de Gladwell não conseguir decifrar plenamente o ciclo da propagação das tendências, a getAbstract recomenda este texto quase seminal, o qual experimentou o seu próprio ponto da virada: de viral se tornou um manual obrigatório para qualquer currículo.

Resumo

As epidemias

Em algum momento entre 1994 e 1995 surgiu a epidemia Hush Puppies. Ninguém entendeu o porquê. A marca de sapatos de camurça com sola de crepe estava quase morta, vendendo apenas alguns milhares de pares por ano, a sua maior parte nas lojas de zonas rurais e pequenas cidades. Então, súbita e inexplicavelmente, os designers mais chiques de Nova York passaram a incluir a Hush Puppies nas suas coleções. Em 1995, foram vendidos quase meio milhão de pares da Hush Puppies. Foi o trabalho de algumas crianças desconhecidas do Soho e da East Village em Nova York, região que costuma lançar as tendências da moda.

Na mesma época em que surgia a epidemia da Hush Puppies, as estatísticas de criminalidade da cidade de Nova York passaram a cair drasticamente. New York foi assolada por uma epidemia de ruas seguras. Assaltos, estupros, assassinatos e roubos sumiram tão rapidamente quanto dispararam as vendas da Hush Puppies. Embora pareçam fenômenos alheios, crime, moda e epidemias têm estas coisas em comum: o contágio, a velocidade e o quanto as pequenas coisas podem causar grandes efeitos.

As epidemias crescem em uma progressão geométrica. As epidemias não começam...

Sobre o autor

Malcolm Gladwell escreveu artigos para The Washington Post nas áreas de negócios e ciências. Gladwell atualmente escreve para The New Yorker.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    J. d. 2 anos atrás
    Bom dia! Vi esse resumo e orientações colocadas aqui, amei! Tenho um adendo a fazer: Há muitas correções gramaticais a serem feitas nesse texto. Se quiser pode entrar em contato comigo para auxiliar via whatsApp: (33)98706-8067
    Realizo trabalho de pré-editorial para ajudar pessoas escreverem as suas histórias. Sou Jaqueline da Fonseca.
    • Avatar
      2 anos atrás
      Agradecemos pelo comentário, Jaqueline. A nossa equipe editorial vai revisar o texto e checar o que deve ser corrigido ou melhorado. Atenciosamente,