Muitos executivos consideram as iniciativas orientadas por valores – por exemplo, o foco na sustentabilidade – um desperdício de dinheiro. Mas, como argumenta Daniel Aronson, integrar valores às funções de negócios é vital para a sobrevivência competitiva. É hora de reconhecer o erro de considerar que “valores são um custo”, aconselha Aronson. Na verdade, há um forte argumento econômico para “fazer a coisa certa”. Saiba por que integrar os seus valores a todas as decisões de negócios, políticas e produtos pode manter você competitivo em um mercado global complexo e incerto, ao mesmo tempo que apoia as pessoas e o planeta.
Os desafios interconectados que as empresas enfrentam hoje tornam os valores mais cruciais do que nunca.
Devido aos desafios complexos que os líderes empresariais enfrentam atualmente, desde as realidades das mudanças climáticas até as mudanças nos contextos sociopolíticos e a evolução das expectativas dos consumidores, os seus valores como empresa são mais importantes do que nunca. Em um mundo cada vez mais interligado, nenhuma organização pode escapar à influência generalizada das “megatendências”, como a inteligência artificial ou a ascensão do populismo. Em vez de tentar ignorar essas novas realidades globais, aborde-as de maneiras que reflitam os seus valores.
Muitos executivos hesitam em tomar decisões estratégicas baseadas em valores porque não conseguem enxergar os benefícios tangíveis dessa abordagem. Mas valores como sustentabilidade e fidelização do cliente não são tão óbvios ou prazerosos como você pode imaginar – você precisa procurar o valor “submerso” ou oculto. O valor submerso tende a suplantar o valor óbvio ou visível quando se trata de iniciativas centradas em fatores comunitários, sociais, ambientais...
Comente sobre este resumo ou Start Discussion