Skip navigation
Reinventando as Organizações
Livro

Reinventando as Organizações

Um guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da consciência humana

Nelson Parker, 2014 more...

Compre o livro ou o audiobook

Leia offline


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

A vida organizacional pode ser desanimadora para os funcionários. São muitos os que sentem pouca satisfação nos seus empregos e os esforços gerenciais para ajustar a cultura corporativa geralmente criam mais problemas. Mas as empresas podem tornar a vida mais gratificante para os seus colaboradores, alcançando um novo estágio de desenvolvimento baseado na confiança e na colaboração. O iconoclasta organizacional Frederic Laloux explica como as organizações evoluíram de acordo com os sete estágios históricos do desenvolvimento humano, expressos como “paradigmas” e marcados com cores. Ele descreve dois paradigmas modernos como os modelos ideais para criar uma cultura corporativa de apoio e obter lucros significativos no processo. O seu manual incomum de evolução organizacional oferece um menu de ideias para os líderes que buscam um caminho colaborativo visando a obtenção de lucros.

Resumo

As organizações na história

Ao longo dos séculos, as organizações deram grandes contribuições para a melhoria da humanidade, incluindo o aumento da expectativa de vida, a eliminação de doenças mortais, a disponibilização da educação e o desenvolvimento de produtos e serviços notáveis que aprimoram a vida e a tornam mais agradável. Agora, as organizações dominam a forma como a sociedade humana é estruturada.

Os modelos organizacionais e a consciência humana evoluíram ao longo do tempo em sete estágios:

  1. Paradigma Reativo-Infravermelho – Representa o estágio inicial da humanidade, datando de 100.000 a 50.000 a.C., quando as pessoas se reuniam em pequenos grupos familiares.
  2. Paradigma Mágico-Magenta – Cerca de 15.000 anos atrás, as pessoas se reuniam em tribos de cerca de 200 pessoas. Para entender o mundo, elas se envolviam em rituais e seguiram a liderança de xamãs e anciãos.
  3. Paradigma Impulsivo-Vermelho – Cerca de 10.000 anos atrás, “chefes e protoimpérios” formaram organizações Vermelhas na forma de exércitos saqueadores. As organizações Vermelhas de hoje são as “gangues de rua e máfias”. ...

Sobre o autor

Frederic Laloux aconselha líderes corporativos a alcançarem a eficiência organizacional e facilita a implementação de novos modelos organizacionais. Ele trabalhou anteriormente na McKinsey & Company.